Neste dia 04 de agosto, a Igreja celebra São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, assim chamado por causa do nome do povoado na França onde serviu por muitos anos. Considerado um grande confessor, é o padroeiro dos sacerdotes, por isso neste dia também se celebra o Dia do Padre.
Em Audiência Geral nesta quarta-feira, o Papa Francisco indica, neste santo, “testemunha de amor, misericórdia e solidariedade”, uma fonte de inspiração para os sacerdotes. “Hoje, memória de São João Maria Vianney, convido-vos a rezar de maneira especial pelos vossos párocos e por todos os sacerdotes. Que eles, inspirados pelo exemplo do Santo Cura D’Ars, ofereçam suas vidas à missão de pregar o Evangelho da salvação”.
O bispo diocesano de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, na missa festiva por ocasião dos seus 30 anos de ordenação presbiteral, realizada no dia 21 de julho de 2021, na Catedral Diocesana, em Nazaré da Mata-PE, também recordou o santo Cura d’Ars, em sua homilia, ao falar sobre o dom do sacerdócio:
“‘O sacerdócio é o amor do coração de Jesus’, costumava dizer santo Cura d’Ars. Essa tocante afirmação permite-nos, antes de mais nada, evocar com ternura e gratidão o dom imenso do sacerdócio. O presbítero é aquele que propõe aos fiéis cristãos e ao mundo as palavras e os gestos de Cristo, procurando aderir a Jesus com os pensamentos, a vontade, os sentimentos e o estilo de toda a sua existência”, disse.
O representante do clero diocesano de Nazaré, Pe. Aluísio Ramos, expressa sua gratidão a Deus por Ele ter escolhido homens para, na graça do Espírito Santo, configurá-los com Cristo, a fim de torná-los memória viva da Páscoa do Senhor, na proximidade aos irmãos e irmãs que formam as comunidades cristãs da Igreja Particular de Nazaré:
“Nossa gratidão ao bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, e aos grandes irmãos pelo testemunho de fé, esperança e caridade. Partir sempre de Cristo, numa caminhada catequética pastoral de inspiração catecumenal, como Igreja a caminho da sinodalidade, que é caminhar juntos colaborando com a construção do Reino definitivo”.
Em 09 de junho deste ano, memória de São José de Anchieta, o apóstolo do Brasil, a Diocese de Nazaré teve a alegria de ganhar seis novos padres. A missa de ordenação aconteceu, às 17h, na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata-PE, e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Lucena.
Rezemos, neste dia, pelos párocos, administradores paroquiais e vigários paroquiais de nossas paróquias, áreas e setores pastorais, a fim de que Deus faça frutificar, cada vez mais, a sua vida e missão neste território diocesano.
* com informações dos sites: ACI Digital e Vatican News