Os quatro seminaristas que serão ordenados diáconos neste sábado, 06 de novembro de 2021, estiveram em retiro espiritual durante toda esta semana. O retiro aconteceu no Convento das Filhas de Santana, em Carpina-PE, desde a segunda-feira (01), e foi concluído na manhã de hoje (05), sexta-feira, às 08h30, com a santa missa, que contou com a participação das irmãs do referido instituto.
O pregador do retiro foi o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que, ao longo desses dias, trabalhou a temática: “Diácono, guardião do serviço na Igreja”. Ele enfatizou que o serviço do diaconato não é só para este momento, mas para toda a vida; destacando a figura do diácono como um sinal sacramental, servidor da Palavra, mediante a pregação na liturgia, e com experiência na leitura orante.
“As reflexões giraram em torno da identidade do diácono. Dom Lucena trouxe vários exemplos de sua caminhada vocacional, sempre nos lembrando que o diácono deve ter uma profunda intimidade com a Palavra de Deus e seu dever não é só servir por meio da Palavra na liturgia, mas praticar esse serviço na vida, no dia a dia do próximo, principalmente por meio da virtude teologal que chamamos de caridade”, partilhou o seminarista Rodrigo Justino.
Foram dias de profunda intimidade com o Senhor. A programação contou com momentos de partilha, oração pessoal, liturgia das horas, missa, terço, reflexões, dentre outros.
A ordenação diaconal será realizada na tarde deste sábado (06), às 17h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Goiana-PE, sob a presidência de Dom Francisco Lucena. A transmissão pode ser acompanhada pelo Facebook Paróquia de Nossa Senhora do Rosário – Goiana-PE.
Serão ordenados: Cezar Diego Tôrres do Nascimento, Gemerson Ferreira da Silva, José Júnior Rodrigues e Rodrigo Justino de Lima. Os seminaristas Cezar Diego e Rodrigo Justino retornaram à Diocese de Nazaré no final do mês de outubro para participar do retiro. Eles estão em missão na Arquidiocese de Porto Velho, em Rondônia-RO, com os padres Elias Roque e Maurício Nascimento. Após a ordenação, retornarão à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Machadinho D’Oeste.
“As expectativas para a ordenação são as melhores. Será em Goiana, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, onde fui batizado, onde dei meus primeiros passos como cristão. Além disso, estamos dando um passo fundamental em nossa vocação. A Igreja confirma o nosso chamado através da ordenação; através dessa celebração, seremos diáconos: guardiões do serviço na Igreja”, expressou o seminarista Cezar Diego.