Por meio da Fundação Monsenhor Petronilo Pedrosa (FMPP), cáritas diocesana, toda a Diocese de Nazaré está mobilizada a vivenciar a quinta edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP), instituída pelo Papa Francisco, que tem como tema: “Sentes compaixão?” e lema: “Sempre tereis pobres entre vós” (Mt 14, 7). Confira a Mensagem do Papa aqui!
O Dia Mundial dos Pobres é comemorado no próximo domingo, 14 de novembro de 2021, 33ª Semana do Tempo Comum. Haverá celebrações eucarísticas em todas as comunidades paroquiais por ocasião da data.
Além disso, na última reunião do clero, em 04/10/21, o presidente da FMPP, Severino Ramos, motivou padres e diáconos a realizarem em suas paróquias, áreas e setores pastorais ações voltadas aos mais necessitados: distribuição de cestas básicas, doação donativos e materiais de higiene pessoal, sopão solidário etc. O objetivo é fazer um resgate da autoestima, do cuidado com a vida e da dignidade da pessoa humana.
A Fundação Monsenhor Petronilo (cáritas diocesana) já vem realizando ações em prol dos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Neste tempo de pandemia, por exemplo, em parceria com órgãos como a Adveniat e Misereor, distribuiu kits de alimentos e higiene pessoal e limpeza a famílias carentes de muitas paróquias da diocese. Recentemente, inclusive, na última terça-feira (09), realizou uma visita ao Presídio de Segurança Máxima de Itaquitinga, articulada pelo padre Eduardo José (pároco da Paróquia São Sebastião, em Itaquitinga-PE), para levar materiais de higiene pessoal para os detentos.
No dia 09 de outubro, a FMPP promoveu uma reunião com representantes das pastorais sociais da diocese (Carcerária, Criança, Saúde, Sobriedade), além do Instituto Pe. Luis Cechin, Vicentinos, Crefas e o Movimento Encontro de Irmãos (CEBs).
O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina-PE, e contou com a presença do presidente da fundação, Severino Ramos, e do bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Na ocasião, foi apresentada a temática da 6ª Semana Social Brasileira (SSB): “Mutirão pela Vida – por Terra, Teto e Trabalho”. Tanto a JMJ, no Brasil, como as semanas sociais brasileiras são organizadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, em parceria com Pastorais Sociais e organismos da Igreja no Brasil.
As pastorais sociais e institutos da Igreja Particular de Nazaré foram mobilizados a viabilizar ações e reflexões, cada qual no seu respectivo campo de atuação, que gerem uma incidência concreta no meio social, no tocante às políticas públicas, favorecendo especificamente os carentes de “terra, teto e trabalho”. A meta é que toda pessoa humana disponha dos seus direitos fundamentais, sobretudo no que se refere à diminuição da insegurança alimentar.
6ª Semana Social Brasileira | 2020-2023
Mutirão pela Vida: Por Terra, Teto e Trabalho
A 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB) que, inicialmente planejou as ações presenciais entre 2020 e 2022, ampliou, em 2021, os processos dos Mutirões pela Vida até 2023. A crise gerada pela pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus e outros aspectos sociopolíticos, implicou nos processos de metodologia e dinâmica de formações propostas pela 6ªSSB nos temas: Terra, Teto e Trabalho; assim como nos eixos estruturais: Economia, Democracia e Soberania.
O objetivo imediato da 6ª SSB é sensibilizar a sociedade, mobilizar e articular forças sociais, fortalecer e multiplicar as lutas por direitos para desencadear novos processos de organização popular em torno do desafio/apelo/exigência maior de nosso tempo: “nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que provém do trabalho”, papa Francisco.