O Centro de Referência e Formação da Criança e Adolescentes Surdos (Crefas), em Nazaré da Mata-PE, recebeu, na tarde do dia 10 de novembro, quarta-feira, às 15h, uma sessão presencial do 6º VerOuvindo – Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife. Funcionários e surdos assistidos pela instituição, que faz parte da Diocese de Nazaré, participaram do momento.
Foram exibidos três curtas pernambucanos com Audiodescrição, Libras e Legenda para Surdos e Ensurdecidos: Cabocolino (2021), de João Marcelo Alves; O Rio – Um Itinerário Poético (2021), de Adelina Pontual; e Ethxô Nandudya (2021), de Fernando Matos, Narriman Kauane, Raryson Freitas, Tayho Fulni-ô e Thales Matos. Houve uma apresentação e um bate-papo após a sessão.
“Os surdos aderiram ao nosso convite. A participação deles foi espetacular! As pessoas que vieram de Recife ficaram encantadas com eles pela expressividade, atenção e interesse. Realmente, isso cativou a todos. Eu fiquei muito feliz com o momento que eles tiveram e a maneira como se comportaram”, partilhou a diretora presidente do Crefas, Maria José da Silva Lopes.
6º VerOuvindo
O evento aconteceu de 10 a 15 de novembro de 2021, com sessões presenciais no Recife e itinerância em Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão. Foram mais de 40 horas de exibição de filmes, formação em acessibilidade comunicacional e ações externas, gratuitas e abertas para pessoas com ou sem deficiência.
O VerOuvindo é uma realização da COM Acessibilidade Comunicacional, com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, e patrocínio da Prefeitura do Recife. Na edição deste ano, projeto aconteceu em formato híbrido. Além das sessões presenciais, as pessoas também puderam acompanhar de casa as sessões no canal de Youtube e no site do festival.
O festival é o primeiro do Brasil a exibir a audiodescrição gravada dos filmes apresentados e realizar premiação específica para profissionais de audiodescrição e de tradução para Libras. Além de promover as exibições, o festival também produz, exibe e entrega a diretores e diretoras a acessibilidade completa de curtas e longas pernambucanos, concedendo o Prêmio VerOuvindo Serviços de Acessibilidade.
Crefas
O CREFAS é uma entidade sem fins lucrativos que faz parte da Diocese de Nazaré, cuja finalidade é a promoção da infância, adolescência e juventude de pessoas com surdez e seus respectivos familiares, por meio da educação complementar, profissionalizante e a assistência social.
Sua missão é contribuir com o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, prioritariamente com deficiência auditiva, através de práticas da educação inclusiva, inserção cultural e atenção psicossocial, proporcionando vivências, tempos pedagógicos e instrumentos que favoreçam o despertar e o desenvolvimento de potencialidades, bem como o fortalecimento da inclusão deste segmento.
Alguns dos serviços oferecidos são: curso básico de libras para ouvintes, instrutor de libras, fotografia para surdos, oficina literária, reforço escolar para crianças, atendimento psicológico especializado para surdos e seus familiares, dentre outros.
* com informações do Portal Cultura PE, Folha PE e Diário de Pernambuco