Na Quarta-feira de Cinzas, 2 de março, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou o lançamento virtual da Campanha da Fraternidade de 2022 (CF/2022), cujo tema é: “Fraternidade e Educação” e o lema, extraído de Provérbios 31,26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
Motivados por essa temática, a Diocese de Nazaré e a Universidade de Pernambuco (UPE) firmaram uma parceria, para este ano de 2022, com foco na educação e inclusão digital, estreitando a relação Igreja e Universidade. O convênio já foi assinado e as inscrições para o início das atividades já estão abertas.
A iniciativa foi do padre José Ramos, coordenador da Comissão Diocesana da Cultura e Educação, que teve conhecimento de que a Universidade de Pernambuco emprega 10% da carga horária de todos os seus cursos superiores em atividades de extensão. É uma etapa da formação que acontece em diálogo com a sociedade, com ações diretas no meio social.
No dia 03 de novembro de 2021, o pró-reitor de extensão e cultura da UPE, Prof. Luiz Alberto, e alguns professores da Universidade de Pernambuco se reuniram, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE, com o bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, e alguns membros do clero e organismos da Diocese de Nazaré para uma primeira conversa acerca das ações conjuntas a serem desenvolvidas.
Na ocasião, o pró-reitor de extensão e cultura da UPE afirmou que a palavra-chave é “diálogo”, colocar-se em diálogo com as questões sociais, de modo a amadurecer as questões científicas. “Assim, o conhecimento científico ganha um significado social e assume uma perspectiva cidadã”, disse.
A iniciativa é pioneira e visa oferecer o acesso ao “Prevupe” e a um curso de inclusão digital. Os serviços serão realizados por estudantes em formação, com o devido acompanhamento dos professores da referida instituição de ensino superior. Estarão contemplados, neste trabalho, o pilar da caridade, presente no Plano Diocesano de Pastoral (2020-2023), e as pastorais ligadas à Comissão da Cultura e Educação (Escolar e Universitária).
Na primeira reunião do clero deste ano, em 1º de fevereiro de 2022, Dom Lucena insistiu que todas as instâncias (centros de formação, escolas, universidades) sejam envolvidas neste trabalho conjunto, “cabendo a todos nós a presença, a cooperação”, enfatizou.
ENTREVISTA
Para saber mais detalhes sobre as inscrições e o início das atividades, a Pastoral da Comunicação (Pascom) conversou com o coordenador da Comissão Diocesana da Cultura e Educação, padre José Ramos.
PASCOM: Recentemente, com a motivação da CF/2022 (Fraternidade e Educação), a Diocese de Nazaré e a Universidade de Pernambuco assinaram um convênio. Em que consiste esse convênio? Que ações conjuntas serão desenvolvidas? Qual a previsão de início?
PADRE JOSÉ RAMOS: O Convênio entre a Diocese de Nazaré e a Universidade de Pernambuco tem como objeto a cooperação técnica, científica, pedagógica e cultural entre as instituições, visando o desenvolvimento e execução de atividades de extensão em assuntos educacionais, culturais, científicos, tecnológicos e de pesquisa.
O início das atividades já está posto, a partir do lançamento, na Quarta-feira de Cinzas, da Campanha da Fraternidade/22, cujo tema e lema foram elementos importantes na busca por esse convênio, como forma de vivê-los, experienciá-los no âmbito paroquial, como uma ação social consequente.
Do leque de ações da Extensão Cultural da UPE, escolhemos duas para realizar nas paróquias que decidirem implementá-las em conjunto com a UPE e com a coordenação diocesana. E as duas ações são:
- Prevupe: ação presencial destinada, prioritariamente, aos jovens: ajudando na sua preparação para o vestibular, visando os jovens sem condição de pagar um cursinho pré-vestibular. Mas também se destina àquelas pessoas que, mesmo não sendo jovens, e já tendo concluído o ensino médio, queiram estudar na esperança de entrar numa universidade. A finalidade norteadora é entrar na universidade. As turmas serão formadas a partir de 30 (trinta) alunos;
- Inclusão digital: a prioridade é para os adultos idosos que queiram aprender a usar seu celular em serviços, lazer e cidadania. Mas é também aberto para o público em geral. Esta ação é online, com turmas de 5 (cinco) alunos.
PASCOM: Qual a importância de se estreitar essa relação entre Igreja e Universidade? Que benefícios essa parceria trará para os diocesanos de Nazaré?
PADRE JOSÉ RAMOS: Para responder essa pergunta, faço minhas as palavras da professora Maria do Carmo, que idealizou comigo, junto a Dom Francisco Lucena e ao pró-reitor Prof. Luís Alberto, este projeto, quando afirma: “A importância do presente convênio é a da corresponsabilidade em garantir profícua parceria entre duas importantes instituições: uma religiosa (a Diocese de Nazaré), mas que tem uma doutrina social, e a outra (a UPE) de produção e extensão de conhecimentos. Ambas possuem, resumindo, três pilares: a Igreja tem como norte o espiritual, a pastoral (ação missionária) e o social; enquanto o caminho da Universidade passa pelo ensino, pesquisa e extensão”. As duas têm a humanidade, a sociedade como público-alvo de suas ações. Então, penso que, apesar de muitos esforços e de inumeráveis práticas saudáveis ao longo desses dois milênios, elas ainda têm uma considerável dívida para com o social. Daí a importância de desenvolver esforços no sentido de, a partir da educação e da cultura, dar passos, ainda que pequenos, no sentido de atenuar a existência latente de tantas injustiças socais e de oportunizar possibilidades de promoção humana. “Ora et labora”, dizia São Bento. Com esse convênio, podemos adaptar para “reza e estuda”; e isso trará benefícios espirituais e materiais para todos os envolvidos.
CARTILHA
A Comissão Diocesana da Cultura e Educação organizou um material com orientações práticas para a implementação, nas paróquias, das atividades referentes ao convênio Diocese de Nazaré – UPE. O arquivo pode ser acessado aqui.
Mais informações: 81 99152-8768 (fone/zap) – Pe. José Ramos