No período do carnaval, de 26 de fevereiro a 01 de março de 2022, os seminaristas maiores (39), menores (03) e propedêuticos (04) da Diocese de Nazaré participaram de um retiro espiritual. O encontro acontece todos os anos, no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina-PE, e é um convite para vivenciar momentos de reflexão, partilha e recolhimento. Os seminaristas da Diocese de Pesqueira (09) também participaram do retiro, que teve como pregador o padre Allysson Bruno de Araújo Rufino, reitor do Seminário da Diocese de Caicó-RN.
Ao longo dos dias de retiro, o padre Allysson refletiu sobre os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola – uma série desses exercícios foram praticados todos os dias. A programação também contou com outros momentos que oportunizaram uma vivência de oração e espiritualidade: recitação do terço mariano, adoração ao Santíssimo Sacramento, via-sacra, celebração penitencial e confissões.
O seminarista Arlys Assunção disse que “os momentos de reflexão experimentados foram de muito proveito para o caminho vocacional, trazendo, no silêncio, a importância de ouvir a voz de Deus”.
O bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, também esteve presente. Ele realizou a abertura do encontro no sábado (26/02) e retornou na manhã do último dia (01/03) para presidir a celebração eucarística de encerramento. Em mensagem aos seminaristas, uma motivação a crescerem na intimidade com Cristo, tornando-se, cada vez mais, Seu amigo (cf. Mc 3,13-15). “Para um seminarista, a intimidade, a amizade profunda com Cristo é indispensável, é fundamental”, escreveu.
Participaram também da missa de encerramento o vice-reitor do seminário maior, Pe. Marcos Antonio, o reitor do seminário menor e propedêutico, Pe. Cleiton Barbosa, o reitor do seminário da Diocese de Pesqueira, Pe. José Gomes (Pe. Nilson), e o Pe. Antonio Lucena (Diocese de Nazaré).
O retiro anual abre oficialmente o ano formativo nos seminários da Diocese de Nazaré: Nossa Senhora de Lourdes, em Surubim (Menor e Propedêutico) e Rainha dos Apóstolos, em Olinda (Maior).
O seminarista Pedro Vinícius externou seus agradecimentos a todos os sócios e zeladores da Obra das Vocações Sacerdotais (OVS) “por terem proporcionado, mais uma vez, esse momento de experiência com Deus através da oração”.