A Legião de Maria também foi contemplada com uma medalha honrosa por ocasião dos seus 100 anos
A Câmara de Nazaré da Mata promoveu, na tarde do dia 18 de março de 2022, sexta-feira, às 15h30, a entrega de títulos de cidadania. Um dos contemplados foi o bispo diocesano de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Esta homenagem foi uma proposição do ex-vereador Luiz Flávio Rodrigues Dias.
Na ocasião, também foi concedida uma medalha honrosa a Legião de Maria, pela passagem dos seus 100 anos de existência na cidade, que foi recebida pela presidente do movimento, Edvane Josefa Santos, e o padre Pedro Nascimento (pároco). O autor dessa homenagem foi o vereador e presidente da Câmara, Tarciso Rodrigues do Nascimento.
O evento aconteceu na quadra da Sociedade Musical 5 de Novembro (Revoltosa) e contou com a participação das autoridades locais, dentre elas o prefeito de Nazaré da Mata, Inácio Manoel do Nascimento, o vice-prefeito, José Pereira da Silva Filho, além de vereadores, funcionários públicos, representantes religiosos e munícipes.
Estavam presentes, ainda, membros da Legião de Maria, e uma representação do Centro de Referência e Formação da Criança e Adolescente Surdos (Crefas), na pessoa de sua diretora presidente, Maria José, da coordenadora executiva, Joscileuda Lopes, e alguns surdos assistidos pela instituição.
Outros nomes agraciados com o título foram: Hélder Leuthiern Pimentel Pereira, Delegado Thiago Henrique Costa de Almeida, Everaldo de Andrade Silva, Delegado Nehemias Falcão de Oliveira Sobrinho, Vera Lúcia da Silva Dantas, Luiz Gustavo Batista da Silva, Flávio Nicetas de Amorim Ribeiro, Deputado Antônio Morais Andrade Neto, Gilson Manoel Lopes e Valdeci de Brito de Melo Azevêdo (In Memoriam).
Em seu discurso, Dom Lucena, que também conduziu um momento de oração no início da sessão solene, declarou se sentir honrado por ser considerado um filho da terra, ainda que por “adoção”. “Sou o mais novo nazareno. Esse título que a Câmara Municipal de Nazaré acaba de me conceder, além de extremamente honroso, traz consigo uma grande responsabilidade. Sinto-me honrado, porque os representantes desta cidade julgaram-me digno de ser considerado um filho desta terra – um filho, mesmo que por adoção”.
Há cinco anos e seis meses pastoreando a Diocese de Nazaré, o bispo diocesano disse ter ciência da responsabilidade que assume ao receber este título, porque ainda não assimilou todo o jeito de ser, pensar e viver de seus diocesanos, e expressou o que sente e como vê a cidade de Nazaré da Mata: “Uma cidade acolhedora, hospitaleira; está na base do título que estou recebendo neste momento. Sim, desde que pisei neste solo, fui tratado por todos como se eu fosse um conhecido amigo. Desde os primeiros momentos, senti-me em casa nesta cidade”.
Suas últimas palavras foram de gratidão a todo o povo nazareno: “É uma honra receber este título de cidadania nazareno. Obrigado, povo nazareno, obrigado Câmara Municipal, obrigado ao vereador Tarciso e aos demais vereadores, obrigado executivo! Só tenho a agradecer tanta acolhida recebida desde que aqui cheguei. A cidade de Nazaré da Mata é acolhedora e fraterna, que Deus a conserve assim!”.
Fotos: Pascom Nazaré