Na manhã do último dia 26 de março de 2022, houve uma reunião com representantes das pastorais sociais da Diocese de Nazaré. O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE, sob a coordenação do Pe. Dijailson Canuto, coordenador diocesano das pastorais sociais, e articulação da Fundação Monsenhor Petronilo Pedrosa (FMPP), e contou com a participação de representantes de algumas paróquias.
Este foi um momento importante de articulação e conscientização para a estruturação do setor social diocesano, que é uma meta do Plano Diocesano de Pastoral (2020-2023), conforme pontuou o coordenador diocesano de pastoral, padre Pedro Nascimento, em sua fala.
O bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, também marcou presença e deixou sua mensagem, destacando que as pastorais sociais não devem se limitar a executar projetos ou iniciativas pontuais. Deve ser uma pastoral, de fato, com vivência espiritual, organização, planejamento e integração com as demais pastorais, movimentos e serviços das paróquias.
Na ocasião, Hudson Ramos (Secretariado Pastoral) facilitou um momento de escuta com as pastorais sociais, como contribuição para o Sínodo dos Bispos. Foi elencado um tópico do questionário da escuta e, após um breve momento de meditação e silêncio, realizou-se uma partilha de opiniões.
No final, foram indicadas seis pessoas para compor uma comissão de estruturação do setor social diocesano: Pe. Dijailson Canuto (presidente), Severino Ramos (Fundação/Cáritas Diocesana), Diácono José Carlos (Paróquia São José/Carpina), Doralice Maria (Paróquia Nossa Senhora do Rosário/Chã de Alegria), Ana Lúcia (Vicentinos – Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Limoeiro) e Marinalva Maria (Paróquia Nossa Senhora da Conceição/Nazaré da Mata).