Encerrou hoje, quinta-feira, 19 de maio de 2022, o programa de celebrações nas basílicas papais e reuniões nos dicastérios referentes à Visita ad Limina Apostolorum com os bispos do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2). Neste quarto e último dia, o primeiro compromisso, como de costume, foi a santa missa, às 07h45, na Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros, onde se encontra a Túmulo do Apóstolo dos Gentios.
A eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido OSB, que, na ocasião, agradeceu à Presidência do Regional NE 2 a possibilidade de presidir nesta Basílica, custodiada pelos Monges Beneditinos, família religiosa a qual pertence o Arcebispo. Os concelebrantes principais foram o bispo de Floresta-PE, Dom Gabriele Marchesi, e o bispo de Palmeira dos Índios-AL, Dom Manoel de Oliveira.
Na sequência, os bispos seguiram para as reuniões junto aos dicastérios da Cúria Romana: pela manhã, o Dicastério para os Leigos, Família e Vida e o Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral; na parte da tarde, o Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica e a Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores.
Terceiro dia da Visita ad Limina
Na quarta-feira (18), os bispos do Regional NE2 celebraram a eucaristia na Basílica de Santa Maria Maior. A missa foi presidida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, ao lado dos concelebrantes principais: Dom Fernando Barbosa (bispo de Palmares-PE) e Pe. José Gilson (administrador diocesano de Salgueiro-PE).
Dom Manoel Delson expressou sua alegria e gratidão em presidir a santa missa na Basílica de Santa Maria Maior, a primeira do Ocidente a ser dedicada a Virgem Maria, bem como pela íntima ligação entre a referida Basílica e a Arquidiocese da Paraíba.
Ao longo do dia, o episcopado da CNBB NE2 participou de audiências nas Congregações para o Clero (09h30), para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (11h), para a Doutrina da Fé (12h) e, por fim, no Dicastério para a Comunicação (17h). Ainda na parte da tarde, os religiosos visitaram a casa da “Obra da Igreja”, instituto fundado pela espanhola Madre Trinidad de la Santa Madre Iglesia, e que está dando todo suporte para a organização da visita aos Dicastérios da Cúria Romana.
Audiência com o Papa Francisco
A audiência com o Papa Francisco acontece nesta sexta-feira, 20 de março de 2022, às 10h30 (horário de Roma). No encontro com o Pontífice, os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das dioceses e ouvem seus conselhos. A visita ad Limina, para as Igrejas diocesanas, é ocasião para consolidar os vínculos de fé, de comunhão e de disciplina com a Igreja de Roma.
Sobre este momento histórico e tão importante para a Igreja Particular de Nazaré, Dom Lucena afirma que está unido, em comunhão, com o Sucessor de Pedro, o Papa Francisco.
* Informações: Pe. Thiago Lopes e Pe. Felipe Xavier
Imagem de capa: Pe. Thiago Lopes