Na Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, neste domingo, 03 de julho de 2022, sócios e zeladores da Obra das Vocações Sacerdotais (OVS) lotaram o espaço de eventos do Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE, para o tradicional encontro anual, que acontece sempre nessa data. Há dois anos o evento não era realizado, em função da pandemia do novo coronavírus.
Mais de 1.200 pessoas das diversas paróquias, áreas e setores pastorais da diocese participaram do Encontrão da OVS, cuja finalidade, segundo o coordenador diocesano da OVS, Severino Ramos, é agradecer e celebrar todas as conquistas por meio da doação e dedicação de cada zelador, de cada sócio benfeitor deste apostolado, dentre elas a ordenação de sete novos diáconos no último dia 25 de junho deste ano.
“Os que são deste apostolado não devem ser apenas meros arrecadadores de contribuição, mas precisam viver a experiência de ser instrumentos da providência de Deus para a formação dos futuros presbitérios da Diocese de Nazaré”, declarou Severino Ramos.
A programação contou com um momento eucarístico conduzido pelo recém-ordenado diácono Alvaro Benicio, juntamente com os seminaristas do último ano de teologia, que rezaram e consagraram todo o trabalho da OVS a Jesus Sacramentado. Em seguida, os neodiáconos João Júnior, Luiz Felipe, Maxi Pacifico e Alvaro Benicio agradeceram toda a ajuda dedicada a eles, pois se estão nesta caminhada rumo ao presbiterado é graças à contribuição e oração de cada um.
A celebração eucarística do encontro foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que, na sua homilia, enfatizou a importância de rezar, cuidar e zelar por este apostolado, seguindo o exemplo das duas colunas da Igreja, São Pedro e São Paulo, exemplos de vocação, fé e testemunho de Cristo.
Na ocasião, Dom Lucena também anunciou que dois diáconos transitórios, Maxi Pacifico e Alvaro Benicio, serão enviados para a missão na Arquidiocese de Porto Velho, como parte do Projeto Igrejas-irmãs da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Eles se unirão aos padres Elias Roque e Maurício Nascimento na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Machadinho d’Oeste.
Durante o encontrão, foi realizada a entrega dos diplomas aos novos zeladores que, desde a pandemia, não haviam confirmado a sua dedicação ao trabalho da OVS por meio deste ato simbólico.
Estiveram presentes, também, seminaristas e alguns membros do clero diocesano, dentre eles o reitor do Seminário Menor e Propedêutico Nossa Senhora de Lourdes, Pe. José Cleiton, e o assessor eclesiástico diocesano da Obra das Vocações Sacerdotais, Pe. Diego Roberto. Em suas palavras, o assessor da OVS falou que estava muito feliz em reencontrar todos após dois anos e agradeceu á equipe diocesana pelo trabalho que vem sendo desenvolvido.
A OVS contribui com a manutenção dos jovens que querem dedicar-se à vida sacerdotal, investindo na sua formação humana, afetiva e intelectual. Atualmente, há 39 seminaristas no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Olinda-PE, estudando filosofia e teologia; o Seminário Menor e Propedêutico Nossa Senhora de Lourdes, em Surubim-PE, conta com 5 seminaristas.