Neste Ano Jubilar Missionário 2022, mais um diocesano da Igreja Particular de Nazaré segue para a missão fora desta circunscrição eclesiástica. Desta vez, uma religiosa, a Irmã Fernanda Maria de Andrade (33 anos de idade e 12 anos de profissão religiosa), natural de Santa Maria do Cambucá-PE (Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Diocese de Nazaré) e pertencente à Congregação Obra Betânia Servas de Jesus Sacerdote.
A Ir. Fernanda Maria trabalhou durante 12 anos no Seminário Menor e Propedêutico Nossa Senhora de Lourdes, em Surubim-PE, que é assistido pela referida instituição religiosa, e atualmente contribuía com a catequese de crianças e jovens na Paróquia São José. Será enviada para uma nova missão em Ruanda, na África Oriental, onde ficará por três anos.
No dia 16 de julho de 2022, a Ir. Fernanda viaja para a Itália para o Exercício Espiritual em preparação à nova missão; no dia 05 de setembro do corrente ano segue para a Ruanda.
Uma missa de envio aconteceu na manhã do último domingo, 10 de julho de 2022, às 09h, na Igreja Matriz de São José, em Surubim. A eucaristia foi presidida pelo padre André Carlos Alexandre da Silva (pároco) e concelebrada pelo padre Cezar Diego Tôrres do Nascimento (vigário paroquial). Participaram da celebração o diácono permanente Severino Vicente de Arruda, a Ir. Givanilda Luiza Bezerra de Carvalho (superiora da Casa Religiosa das Irmãs Servas de Jesus Sacerdote, em Surubim), Irmãos Maristas, familiares e os fiéis da comunidade local.
“Irmã Fernanda, […] a senhora se coloca neste caminho, agora em terras estranhas; uma peregrina e ao mesmo tempo estrangeira. Mas é seguindo os passos da Família de Nazaré. Jesus, Maria e José também foram peregrinos, também foram estrangeiros no Egito. Mas tenha a certeza de que você não está só, o Senhor está sempre contigo. Assim como o Espírito Santo guiou e conduziu a Família de Nazaré, também te guiará nos caminhos”, disse o padre André em sua homilia.
E prosseguiu: “[…] que possas ser firme, perseverante, dando testemunho do Senhor e tendo este olhar atento, este olhar que é capaz de enxergar o próximo, com as suas limitações, com as suas fraquezas. […] Parar para ouvir aquele que necessita, para ajudar aquele que está ali desfigurado é, de fato, o amor do Senhor. E que este amor que está dentro de ti, como está dentro de cada um de nós, sempre te impulsione a perseverar neste caminho. […] O Senhor te ilumine e te conduza nesta nova caminhada”, concluiu.
Ao final da celebração, a Irmã Fernanda agradeceu a Deus pelo dom da vocação religiosa e aos presentes pela fraternidade e orações. “O chamado é de Deus. […] É Deus quem nos envia, quem nos sustenta, quem nos dá força e coragem, quando Ele também nos diz em sua palavra: ‘Não tenhais medo, porque eu estou contigo’. Então, partir para uma terra de missão é ter abertura para recomeçar, para morrer e para nascer de novo para uma nova cultura, um novo jeito de ser Igreja, e também aprender muito com aquele povo. […] Conto muito com a oração de cada um de vocês. É a oração de vocês que nos sustenta na missão. A minha eterna gratidão a todos”, externou.
O bispo diocesano de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, esteve com as Irmãs Servas de Jesus Sacerdote no último dia 07 de julho, no Seminário Nossa Senhora de Lourdes, para o almoço de despedida da Ir. Fernanda, que irá para a missão na África.
SERVAS DE JESUS SACERDOTE (Congregação Opera Betania – Ancelle Di Gesu’ Sacerdote)
Fundada aos 27 de maio de 1948, em Randazzo, na Itália, pela Madre Maria das Dores Vagliasindi. O bispo de Acireale, Dom Salvatore Russo, erigiu juridicamente a Congregação do Instituto Religioso de direito diocesano aos 4 de agosto de 1962; no Brasil, única casa na Diocese de Nazaré, desde 08 de julho de 1999, tendo como carisma: “Colaborar e assistir o clero, desde o primeiro período de formação até a velhice, vivendo a mesma diligência das ‘piedosas mulheres do Evangelho’”.
ANO JUBILAR MISSIONÁRIO 2022
Para celebrar os 43 anos das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil, foi lançado o Ano Jubilar Missionário, com a temática: “A Igreja em estado permanente de missão”, e o lema “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8), escolhido pelo Papa Francisco como mensagem do Dia Mundial das Missões de 2022.
No âmbito nacional, os motivos jubilares são: os 50 anos de criação do Conselho Missionário Nacional (COMINA); 50 anos das Campanhas Missionárias; 50 anos do Projeto Igrejas-irmãs; 70 anos da criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dentre outros. No âmbito internacional, serão celebrados: os 400 anos de criação da Congregação para Evangelização dos Povos; 200 anos do nascimento da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), fundada em 1822 pela venerável Paulina Jaricot; 150 anos do nascimento do beato Paolo Manna, PIME, fundador da Pontifícia União Missionária; e os 100 anos do motu próprio Romanorum Pontificum do Papa Pio XI, com o qual, em 1922, designou as Obras Missionárias como Pontifícias.
Com relação ao Projeto Igrejas-irmãs da CNBB, a Diocese de Nazaré conta com quatro padres em missão, dois na Arquidiocese de Porto Velho, em Rondônia-RO (Elias Roque e Maurício Nascimento), e dois na Diocese de Araçuaí, em Minas Gerais-MG (Adriano Pereira e José Raimundo). Neste mês de julho, dois diáconos transitórios, Alvaro Benicio e Maxi Pacifico, serão enviados para a missão na Arquidiocese de Porto Velho, mais especificamente na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Machadinho d’Oeste, onde estão os padres, já citados, da Diocese de Nazaré. Além disso, o Pe. Genilson Sousa, também da Igreja de Nazaré, foi enviado pelo bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, às Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília-DF, para colaborar como secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), durante o período de 2021 a 2024.
* Com informações das POM