Diáconos permanentes da Diocese de Nazaré participaram de missa festiva na manhã do dia 06 de agosto de 2022, sábado, às 09h, na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Carpina-PE. Na ocasião, comemorou-se os 13 anos de ordenação da primeira turma e os 3 anos de ordenação diaconal da segunda turma. Após a santa missa, foi servido um lanche no Centro Diocesano de Pastoral (CDP).
A celebração eucarística foi presidida pelo padre Aluísio Ramos, diretor espiritual diocesano dos diáconos permanentes e representante do clero diocesano, e contou com a presença de outros sacerdotes: o padre Magno Anacleto (administrador paroquial de Santo Antônio, Carpina), o padre Samuel Santos (administrador de Nossa Senhora da Conceição, em Ferreiros, e Nossa Senhora do Rosário, em Camutanga), o padre Cezar Tôrres (vigário paroquial de São José, em Surubim) e o padre José Júnior (vigário paroquial de Nossa Senhora da Glória, em Glória do Goitá). .
Da primeira turma, estavam presentes os diáconos: Aldo Jerônimo (Lagoa de Itaenga), Antônio Leal (Orobó), Edvaldo Batista (Paudalho), Everaldo Dornelas (Nazaré da Mata), José Sabino (Frei Miguelinho) e Severino Vicente (Surubim/São José); da segunda turma, os diáconos: Aguinaldo Francisco (Timbaúba/N. Sra. Das Dores), Daniel Cosmo (Limoeiro/Apresentação), João Júlio (Casinhas), José Carlos (Carpina/São José), Marcelo Barbosa (Camutanga), Marco Barbosa (Limoeiro/Apresentação), Marcos Agostinho (Glória do Goitá), Nedson Ximenes (Carpina/Santo Antônio) e Reinaldo Severino (Glória do Goitá), além de suas respectivas esposas, filhos, familiares e amigos.
A celebração foi marcada por momentos de gratidão a Deus pela missão e serviço à Igreja Particular de Nazaré, bem como pela lembrança de alguns diáconos que, devido à fragilidade na saúde, hoje não exercem mais o seu ministério: Edmilson Queiroz (Timbaúba/Mocós) e Manoel Dias (Timbaúba/N; Sra. Das Dores), e também dos que já faleceram: Israel Arruda (Aliança) e José Ferreira (João Alfredo) que, com alegria, serviram e anunciaram o Evangelho de Jesus Cristo. Foram recordadas, ainda, as esposas que entregaram seus esposos para o diaconato permanente e que já partiram para a eternidade: Sra. Maria Carneiro, esposa do diácono Otacílio Vieira, e Sra. Mercês, esposa do diácono Manoel Dias.
“Foi um dia festivo, em que tivemos a oportunidade de nos confraternizarmos e agradecermos a Deus pelo dom da vida e pelo ministério diaconal em nossa Diocese de Nazaré, sob o pastoreio do nosso bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena”, partilhou o diácono Marco Antônio.
Os diáconos são ordenados para o ministério da Palavra, da liturgia e da caridade. São ordenados para servir. Nesta quarta-feira, 04 de agosto, por ocasião da festa de São Lourenço, diácono e mártir da Igreja, foi celebrado o dia dos diáconos permanentes.