Casinhas será elevada à categoria de paróquia no próximo dia 15 de setembro de 2022, quinta-feira. A criação canônica da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Casinhas-PE, acontecerá às 10h, na missa solene da festa de sua excelsa padroeira, e será presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco De Assis Dantas de Lucena. Esta será a 41ª paróquia da Diocese de Nazaré.
O referido município está situado no Agreste pernambucano, tendo uma área total de 115.868 km², com os seguintes limites territoriais: NORTE: com o Estado da Paraíba (município de Umbuzeiro-PB) – Diocese de Campina Grande-PB; SUL: com os municípios de Surubim-PE e Bom Jardim-PE; LESTE: com o município de Orobó-PE; OESTE: com o município de Vertente do Lério-PE. Seu primeiro pároco será o padre Ayrton Barbosa da Silva Filho.
Com o tema “Maria, mulher eucarística, ensina-nos a caminhar juntos”, a festa da padroeira de Casinhas está em consonância com o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) e com o Sínodo dos Bispos 2023. O novenário em honra a Nossa Senhora das Dores começou no dia 05 de setembro de 2022 e será concluído na próxima quinta-feira (15/09).
Confira a programação para o dia da festa, com a criação canônica da nova paróquia:
6h: Repique de sinos
10h: Solene celebração eucarística e criação da Paróquia Nossa Senhora das Dores, presidida por Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo diocesano de Nazaré-PE
12h: Repique de sinos e fogos (feijoada)
17h: Celebração eucarística e procissão. Em seguida, show com a cantora Adriana Arydes.
Acompanhe a programação pelas redes sociais: Facebook e Youtube
OUTRAS PARÓQUIAS
Outras paróquias também festejam Nossa Senhora das Dores. Confira a programação para o dia da festa (15/09) nas cidades de Aliança, Condado e Timbaúba:
ALIANÇA
5h30: Alvorada Festiva
6h: Missa
10h: Missa solene presidida pelo arcebispo emérito de Vitória da Conquista-BA, Dom Luís Gonzaga Pepeu
16h: Missa campal, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento.
Transmissão: Programa Igreja Viva (Facebook)
CONDADO
6h: Alvorada festiva e repique de sinos (matriz e capelas)
10h: Missa solene presidida Dom Severino Batista de França, OFMCap, bispo emérito de Nazaré-PE
16h: Missa de encerramento (pregador: diácono Luiz Felipe)
17h: Procissão com a imagem da santa pelas principais ruas e avenidas da cidade
Transmissão: Facebook e Youtube
TIMBAÚBA
6h: Girândolas na Igreja Matriz e alvorada das bandas escolares
10h: Missa solene (Pregador: Dom Manoel dos Reis de Farias, bispo emérito de Petrolina-PE)
16h: Procissão solene com a imagem primitiva da excelsa padroeira Nossa Senhora das Dores, saindo da Escola Dr. Antônio Galvão Cavalcanti, Praça Luiz Porfírio Pessoa, s/n, Timbaubinha
17h: Celebração eucarística presidida pelo padre João Santana (Paróquia Sant’Ana, Vicência)
Transmissão: Instagram e Facebook
SALGADINHO
Nossa Senhora das Dores também é padroeira de Salgadinho. Na cidade, contudo, a festa é comemorada, por tradição, no mês de outubro (neste ano será no período de 07 a 16/10).