O Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) da Diocese de Nazaré, em parceria com a Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), promoveu, na manhã do último sábado, 17 de setembro de 2022, uma formação com o padre Genilson Sousa, membro do clero diocesano de Nazaré e atual secretário nacional da POPF, em Brasília-DF.
O objetivo foi apresentar a POPF e suas atividades, de maneira especial a Juventude Missionária (JM), sua história, espiritualidade e compromisso, a fim de motivar a sua implantação nas paróquias da Igreja de Nazaré, dando continuidade, assim, aos trabalhos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) com os jovens oriundos dessa Obra.
Segundo o padre Genilson, a finalidade foi “despertar a consciência missionária nos jovens para poder articular essas atividades nas dioceses”. Essa apresentação também será realizada em outras dioceses e estados. “Estamos seguindo as orientações do Programa Missionário Nacional, no que diz respeito à animação ou implantação das obras e suas atividades na Igreja do Brasil”, explicou.
O evento aconteceu no salão paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Carpina-PE, das 9h às 12h, e contou com a participação de 85 pessoas: 5 padres, 1 religiosa, 2 seminaristas, 73 jovens e assessores da IAM advindos das paróquias da diocese, além de 4 jovens da Diocese de Guarabira-PB. O bispo diocesano de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, também marcou presença e dirigiu uma palavra aos participantes.
Dentre os sacerdotes presentes estavam: o coordenador do Conselho Missionário Diocesano, padre Simeão Dantas; o coordenador diocesano do Serviço de Animação Vocacional (SAV), padre Aluísio Ramos; o assessor eclesiástico do Setor Juventude, padre Alex Bruno; o assessor eclesiástico diocesano da JM, padre Wellington Maciel; a articuladora estadual da JM, Annanery; e a Irmã Neves, do COMIDI de Guarabira.
O assessor da JM, padre Wellington, afirmou que “o encontro buscou animar o espírito missionário e profético nas juventudes, testemunhar Jesus Cristo e se deixar guiar por Ele. O que fortalece, e muito, a caminhada da JM em nossa diocese de Nazaré”. O que se espera é que essa apresentação suscite tanto a formação de novos grupos como a consciência missionária nas juventudes.
Para o padre Simeão Dantas (COMIDI – Diocese de Nazaré), esse momento “renova a caminhada e propõe o itinerário da JM como mais uma oportunidade de animação e cooperação missionária em nossa Igreja Particular, a partir da experiência de nossas comunidades eclesiais missionárias, criando, assim, uma consciência missionária numa igreja sinodal que se propõe a escutar, dialogar e caminhar juntos. Ainda mais num período em que a Diocese de Nazaré se prepara para a sua 22ª Assembleia Diocesana de Pastoral, no dia 18 de novembro de 2022, tendo em vista a vivência do Ano Missionário e do Ano Vocacional”.
O padre Simeão declarou que este encontro gera ainda mais expectativa e motivação para celebrar o mês missionário deste ano, que recorda a vocação missionária da Igreja – “A Igreja é missão” – e lembra que a missão é a vocação de cada batizado e batizada, presença desta Igreja missionária e samaritana.
“Estamos motivados a levar essa experiência da Juventude Missionária às nossas comunidades eclesiais missionárias e formar grupos que possam avivar essa consciência missionária, em comunhão com os conselhos missionários: COMIDI e COMIPAs (Conselhos Missionários Paroquiais). Nesta dinâmica, os jovens podem ser protagonistas de uma nova escrita, de uma juventude missionária e comprometida em ser sinal da presença de Deus no mundo”, enfatizou.
* Com informações das POM