A 22ª Assembleia Diocesana de Pastoral e o Mês Missionário tiveram destaque na reunião do clero deste mês de outubro, que aconteceu na manhã de terça-feira, 04 de outubro de 2022, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE. O bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, também falou sobre as reflexões e proposições da 57ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB NE2.
Após a oração inicial (Ofício das Leituras), Dom Lucena informou sobre o estado de saúde do Diácono Júlio César Nascimento Dias, que vem realizando tratamento de saúde; ele passou oito dias internado no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), recebeu alta e está na casa dos familiares, em Timbaúba-PE, seguindo as prescrições médicas e esperando o resultado de exames mais profundos para um diagnóstico preciso. Foi pedido, na ocasião, que todos rezassem pelo pleno restabelecimento da saúde do Diácono Júlio César.
Também no início da reunião, o bispo emérito Dom Severino Batista de França, OFMCap, fez uma rápida passagem para fazer o convite de sua missa festiva por ocasião do seu jubileu áureo sacerdotal (50 anos de sacerdócio), que acontecerá no dia 12 de dezembro de 2022, às 19h, na Basílica Nossa Senhora da Penha, no Recife-PE.
Dom Severino falou que será uma alegria contar com a presença de todos nesta celebração solene e assegurou que continua com o mesmo ardor e vigor e, mesmo como bispo emérito, não lhe falta trabalho pastoral.
22ª Assembleia Diocesana de Pastoral
A primeira pauta da reunião foi a 22ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que acontecerá no dia 18 de novembro de 2022, no CDP, em Carpina. Dom Lucena falou um pouco sobre a estrutura da assembleia, que acontecerá apenas na sexta-feira (manhã e tarde) – tendo início às 7h30, com credenciamento e café, e sendo concluída às 18h, com o jantar (após a missa) –, e informou que as inscrições serão feitas exclusivamente de forma on-line.
A palestrante convidada foi a Ir. Maria das Neves Macena (Ir. Neves) – Irmãs de Maria Missionária, Guarabira-PB –, que fará a reflexão sobre a missão: “Sereis minhas testemunhas até os confins do mundo” (cf. At 1,8). Conforme o Plano Diocesano de Pastoral (2020-2023), o pilar da ação missionária direcionará a ação pastoral da Igreja Particular de Nazaré em 2023.
Em seguida, Hudson Ramos (Secretariado Diocesano de Pastoral) recordou da urgência e importância de serem enviadas, para os coordenadores das regiões pastorais, as respostas das perguntas propostas para as assembleias paroquiais (realizadas no mês de setembro). Esse material será usado nas assembleias regionais (já agendadas, no calendário diocesano, para este mês de outubro). O resumo de cada região pastoral deve ser enviado, até 10 de novembro de 2022, para o seguinte e-mail: [email protected].
57ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB NE2
A 57ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB NE2 aconteceu de 27 a 29 de setembro de 2022, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca-PB, e teve como tema: “Habitar a fragilidade como lugar teológico e pastoral” e lema: “Basta-te a minha graça, pois é na fraqueza que a força se plenifica” (2Cor 12,9).
Da Diocese de Nazaré estiveram presentes: Dom Francisco Lucena (bispo diocesano), Pe. Pedro Nascimento (coordenador diocesano de pastoral), Severino Ramos (presidente da Fundação Monsenhor Petronilo Pedrosa), Hudson Ramos (Secretariado Diocesano de Pastoral).
Segundo Dom Lucena, três proposições foram apontadas pela 57ª Assembleia Pastoral da CNBB NE2: cuidado com a pessoa, cuidado com o mundo (casa comum), cuidado com as relações político-pastorais (cada uma dessas proposições com objetivo, estratégias e ações). “Já estão dentro de ações nas dioceses e juntam para dar visibilidade ao que temos que continuar e avançar”.
Mês missionário
Todas as paróquias, áreas e setores pastorais já receberam a Novena Missionária, que será vivenciada no período de 11 a 21 de outubro de 2022, exceto aos sábados e domingos. Neste ano, a novena e os vídeos da campanha missionária (disponíveis no site e redes sociais das Pontifícias Obras Missionárias – POM) trazem testemunhos de cristãos leigos e leigas, consagrados(as), ministros ordenados, povos originários, do povo de Deus das Igrejas locais e dos “invisibilizados”, que testemunham o Evangelho de Cristo nos confins do mundo.
O bispo diocesano enfatizou a necessidade de usar o subsídio disponibilizado: “Utilizem o material. Não guardem! Distribuam as novenas missionárias. É preciso motivar e celebrar com os fiéis”. Ainda mais neste Ano Jubilar Missionário, em que se comemoram os 43 anos das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil e uma série de motivos jubilares nos âmbitos nacional e internacional, dentre eles: 50 anos do Projeto Igrejas-irmãs; 70 anos da criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); 200 anos do nascimento da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) etc.
A programação para este mês de outubro fica assim: 1 a 7/10, Semana Nacional da Vida (Hora da Vida – Serviço à vida: caminho de fecundidade!); 8/10, Dia do Nascituro; 11 a 21/10, Novena Missionária; 22 e 23/10, coleta do Dia Mundial das Missões, nas celebrações deste penúltimo final de semana. As ofertas do Dia das Missões são enviadas, integralmente, às Pontifícias Obras Missionárias, que as repassam para o Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.
O assistente do Conselho Missionário Diocesano – COMIDI, padre Simeão Dantas, reforçou a importância de rezar a novena missionária e motivar os fiéis para a coleta missionária (Dia das Missões). Ele também disse que foram bastante proveitosos os encontros realizados com os COMIPAS, em preparação para o mês missionário, e com o padre Genilson Sousa, sobre as atividades da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), especialmente a Juventude Missionária (JM).
Comissão da Cultura e Educação
O coordenador da Comissão Diocesana da Cultura e Educação, padre José Ramos, apresentou uma programação especial, organizada pela referida comissão, para o mês de novembro:
– I Seminário de Educação e Cultura: 17 de novembro de 2022, no CDP, das 08h às 12h. Palestra com a professora Maria do Carmo Barbosa de Melo (Doutora em Educação da Universidade de Pernambuco – UPE) sobre o seguinte tema: “Educação e Cultura como processo construtivo para uma sociedade altruísta”.
Dom Lucena salientou a importância de convidar representantes das instituições de ensino católicas, presentes na Diocese de Nazaré, para contribuírem com as reflexões e proposições desse encontro.
– I Encontro Diocesano da Pastoral da Pessoa com Deficiência: 26 de novembro de 2022, das 08h às 12h, no CPD. Serão duas representações por paróquia, área e setor pastoral, com a abordagem do tema: “A pessoa com deficiência e sua inclusão na vida da Igreja”.
O Diácono Elias Jodan Travassos de Sousa passa a compor a Comissão da Cultura e Educação como referencial para a Pastoral da Pessoa com Deficiência.
– Resplandeceu a luz – Natal de Jesus na Reconciliação: Auto de Natal ao ar livre, no Mosteirinho e Espaço Cultural Reconciliação, em Limoeiro-PE, nos quatro sábados do advento, sempre precedidos pela celebração eucarística às 16h. A estreia é no dia 26 de novembro de 2022. Entrada: R$ 5,00.
Outros tópicos
– MÊS DA BÍBLIA: Sobre este tópico, Dom Lucena, em dado momento, falou da necessidade de “colocar a Bíblia na mão das pessoas”, chamando a atenção dos presentes para terem esse olhar pastoral com a finalidade de incentivar a leitura e a utilização da Bíblia, inclusive nas celebrações eucarísticas. Sobre o Folheto da Missa, produzido pela CNBB, destacou que é uma forma de atualizar as pessoas dentro dos temas e tempos litúrgicos vivenciados – cartaz, comentários, textos, reflexões –, e unificar o acompanhamento, a compreensão, tendo em vista a grande diversidade de traduções. “É preciso instruir as pessoas sobre isso”, afirmou.
– 3º ANO VOCACIONAL: Na manhã do próximo sábado, 08 de outubro de 2022, no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina, haverá o segundo encontro para a elaboração de um plano de ação para a vivência do terceiro ano vocacional. Representantes leigos e de institutos religiosos participaram do momento, juntamente com o bispo diocesano e reitores/formadores dos seminários da diocese.
Segundo o padre Aluísio Ramos, coordenador diocesano do Serviço de Animação Vocacional (SAV), o convite deste 3º Ano Vocacional é voltar ao batismo, fonte de todas as vocações, focando não apenas nas vocações religiosa e presbiteral; a vocação como mãe de toda a ação pastoral, de todas as pastorais. “São três eixos: vocação, vocação como graça e vocação como missão, para sermos na Igreja sinal de salvação”, falou.
O bispo aproveitou para informar que o Seminário Menor e Propedêutico Nossa Senhora de Lourdes, em Surubim-PE, não receberá mais candidatos para o terceiro ano do ensino médio. O ideal é que os vocacionados façam todo o ensino médio no seminário, no Colégio Pio XII (Maristas), a fim de receberem uma formação sólida e uniforme. “Os encontros vocacionais e a experiência no seminário menor e propedêutico servem para ajudar no discernimento. É preciso escolher bem os candidatos, estar atento, acompanhar. O tempo do seminário também favorece esse acompanhamento. Alguns chegam com idade avançada; é outra dificuldade, pois não temos estrutura para acompanhar”, esclareceu.
– COMISSÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA: – No dia 05 de novembro de 2022, haverá o encontro das Comissões Paroquiais de Catequese, no CDP, em Carpina. O encontro formativo abordará as o rito das celebrações de entrada na catequese com as crianças da primeira eucaristia (tempos do catecumenato experimentado nos domingos do advento), visto que muitos catequistas sentem dificuldades em preparar estas celebrações.
Segundo o coordenador diocesano da Comissão Diocesana para a Animação Bíblico-Catequética, padre Romário Silva, a realização desse rito é composta pela assinalação dos sentidos, entrega da cruz e da Bíblia. “Dentro do caminho de iniciação à vida cristã com inspiração catecumenal, esses são elementos fundamentais porque fazem acontecer a interação entre a comunidade presente, os catequistas, catequizandos e seus familiares”, explicou.
Cada criança será marcada com o sinal da cruz nos olhos, para que enxergue a Glória do Senhor; nos ouvidos e na boca, para que aprenda a ouvir e anunciar a Palavra da Salvação; no coração e nos ombros, para que tenha os mesmos sentimentos de Cristo e seja capaz de carregar o julgo suave da fé. “Guiados pelo testemunho das Sagradas Escrituras, a comunidade e os catequizandos poderão crescer no conhecimento de Deus, tornando-se aptos para o seguimento de Jesus”, disse padre Romário.
A catequese de inspiração catecumenal será construída por essas vias, convergindo para uma só realidade: o ensinamento, o comportamento e a celebração – três dimensões do mesmo projeto de vida no Espírito.
– PASTORAL DA CRIANÇA: Os recursos para as atividades da Pastoral da Criança agora estão indo diretamente para o líder de cada comunidade, explicou o coordenador diocesano, Welison Henrique:
“Esses recursos estão indo diretamente para as coordenações paroquiais e comunitárias. A melhor forma que a pastoral encontrou foi através do Pix. Então, nossa diocese, por ser uma das maiores, foi escolhida pela coordenação nacional para ser piloto nessa experiência, a fim de que esse valor chegue diretamente aos líderes das comunidades para que eles possam realizar a missão de visitar, incentivar e usar o aplicativo Visita Domiciliar”.
Welison pediu, ainda, a cooperação dos padres, no tocante ao acompanhamento dos trabalhos e conferência na prestação de contas, e comunicou que, no dia 16 de novembro de 2022, a Diocese de Nazaré receberá a visita da coordenadora nacional da Pastoral da Criança, a Irmã Veneranda Alencar.
Ao falar sobre a importância da Pastoral da Criança, Dom Francisco Lucena enfatizou: “Nossa diocese é piloto para as outras com relação ao trabalho da Pastoral da Criança. É a diocese com o maior número de crianças e famílias assistidas. É uma pastoral de credibilidade e merece nosso esforço”. O bispo lembrou que em alguns locais há agentes de saúde que fazem esse trabalho, mas é importante integrar membros da igreja para ajudar nessa dimensão pastoral. Dom Lucena também revelou estar preocupado porque, em virtude da pandemia, alguns trabalhos pararam, o número de crianças diminuiu, há prestações de contas atrasadas, e é preciso dar passos nesse sentido.
– ENERGIA SOLAR: Os dez lugares onde serão instaladas as dez usinas já receberam todo o equipamento; cinco delas já estão sendo montadas. As paróquias que não terão uma usina estarão ligadas a uma usina. Os locais são: CDP, Paróquia Santo Antônio (Carpina), Paróquia São José (Carpina), salão paroquial de Paudalho, Igreja Matriz de Glória do Goitá, Igreja Matriz de Passira, Igreja Matriz de Lagoa de Itaenga, Igreja Matriz de Lagoa do Carro, Igreja Matriz de São Sebastião (Surubim), capela do Seminário Nossa Senhora de Lourdes (Surubim).
– SINDICATO: uma reunião com todos os funcionários da Diocese de Nazaré será marcada ainda neste mês de outubro. Uma equipe do SINTIBREF-PE vem conversar sobre o acordo coletivo, de modo a preparar a assembleia que o sindicato realiza anualmente para a definição da Convenção Coletiva de Trabalho 2023.
– FINADOS: “Vejam com bons olhos: horários de missas, celebrações nos cemitérios e igrejas, equipes para rezar o terço nos cemitérios etc. Ocupar esses espaços, pensar em uma programação para marcar esse dia”, instruiu Dom Lucena.
– ESCOLA TEOLÓGICA: A Escola Teológica Pastoral Nova Evangelização está com matrículas abertas para 2023. A carta com a ficha de inscrição será enviada por e-mail, até o fim do mês de outubro, para cada paróquia. São três vagas por paróquia, área e setor pastoral.
Comunicados
– Em novembro não haverá reunião do clero em virtude da 22ª Assembleia Diocesana de Pastoral, no dia 18 de novembro de 2022 (sexta-feira).
– Enviar, até o dia 15 de outubro de 2022, para o Secretariado Diocesano de Pastoral ([email protected]), as datas, locais e títulos dos eventos/atividades, a nível regional e diocesano, para a composição do Calendário Diocesano 2023 (paróquias, coordenações de movimentos, serviços e pastorais). No dia 26/10, a partir das 9h, no CDP, em Carpina, será o encontro presencial para a elaboração do calendário diocesano. É nesta reunião que são tratados os choques de datas e encaminhamentos a possíveis soluções.
– No dia 19 de outubro de 2022, no período da manhã e da tarde, haverá uma formação presencial, no CDP, em Carpina, apenas para os funcionários que trabalham com o Sistema Curia Online (no setor financeiro e pastoral); a ênfase, contudo, será na parte pastoral.
– No dia 21 de outubro de 2022, pela manhã, será a 2ª Assembleia Pastoral com Movimentos, Institutos Religiosos e Novas Comunidades presentes no território da Diocese de Nazaré. O encontro acontecerá no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de outubro de 2022, de forma on-line.
– As celebrações referentes ao Dia Nacional da Juventude (DNJ), em 23 de outubro de 2022, não acontecerão num único lugar (concentração diocesana). O Setor Juventude decidiu que, neste ano, cada paróquia, área e setor pastoral devem realizar momentos dedicados aos jovens neste dia (missa, reflexões, momentos de adoração etc.). “Unir as juventudes da paróquia; algo organizado pelos jovens e para os jovens”, disse Dom Lucena.
O bispo diocesano comentou, inclusive, acerca da possibilidade de ver um pacote para enviar uma representação de jovens da Diocese de Nazaré para a JMJ Lisboa 2023. “Oportunidade única, muito boa para os nossos jovens; não é distante e há a facilidade da Língua”, falou.
– A Área Pastoral Nossa Senhora do Rosário, em Angélicas (Vicência-PE), será criada no dia 28 de outubro de 2022. A missa será presidida por Dom Francisco Lucena, às 17h. Haverá um tríduo em preparação para a criação da referida área pastoral (24 a 27 de outubro de 2022).
– A Comissão Diocesana de Liturgia irá realizar um momento de formação no dia 29 de outubro de 2022, no período da manhã, no CDP, em Carpina. O tema será: “Advento – vamos preparar a chegada do menino Deus”, e terá como palestrante a Ir. Flávia Vitorino (Filhas de São Paulo).
No próximo ano, o bispo diocesano também irá realizar algumas formações litúrgicas para o clero. O texto base será o missal (a terceira edição do Missal Romano).
– A Romaria do Terço dos Homens, evento anual, será realizada na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Orobó-PE, no dia 27 de novembro 2022.
– No dia 13 de novembro será o Dia Mundial dos Pobres – articular ações nas paróquias, para este dia, em favor dos mais necessitados.
– Dom Lucena motivou os presentes a se inscreverem para o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que acontecerá de 11 a 15 de novembro de 2022, na Arquidiocese de Olinda e Recife-PE. As inscrições podem ser feitas no site do congresso (https://cen2020.com.br/).