Lideranças da Juventude Missionária (JM) de todo o Brasil se encontraram na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília-DF, para participar da XI Assembleia da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Entre os dias 18 e 20 de novembro de 2022, mais de 30 jovens de diversos estados do país dedicaram-se à avaliação e projeção de atividades para os próximos anos da JM no Brasil. Antes do encontro presencial, jovens e assessores participaram de dois encontros virtuais em preparação à assembleia.
Quem representou a Diocese de Nazaré e o Estado de Pernambuco foi a jovem Anne Cibelle Lins de Sales, da Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Itambé-PE. Ela conta que a assembleia foi um momento de muito aprendizado, encontros e reencontros:
“Ficou muito forte o desejo e o desafio de revitalizar nosso modo de ser católico, pois é através do nosso testemunho que podemos chegar aos que mais precisam de acolhida. Precisamos ir além, ir ao encontro dos jovens. Somos consagrados para a missão. Agradeço ao bispo Dom Francisco, a toda a equipe da minha diocese, na pessoa do Pe. Wellington Maciel, e das POM, na pessoa do padre Genilson Souza, por todo o incentivo e acolhida”, partilhou.
Em vídeo encaminhado aos participantes do encontro, o bispo diocesano de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, saúda a representante da Diocese de Nazaré, pela presença e ação missionária que a JM desenvolve na diocese, e deseja que toda a Juventude Missionária possa fortalecer a caminhada sinodal nas igrejas particulares:
“Assembleia já é uma vivência do caminho de escuta, um caminho sinodal, um caminho de partilha, de planejamento para a caminhada da nossa juventude em todo o Brasil, como também do papel da juventude nas nossas queridas dioceses, junto às forças missionárias nas comunidades. Acreditamos na Juventude Missionária! Que toda a Juventude Missionária possa fortalecer a nossa caminhada sinodal nas igrejas particulares e, especialmente, na Igreja Particular de Nazaré”.
Com o tema “Jovens, ide pelo mundo com alegria e coragem” e o lema “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8), a assembleia trienal foi coordenada pelo secretário nacional da Propagação da Fé, Pe. Genilson Sousa (da Diocese de Nazaré), e dos jovens que formam o Grupo de Trabalho (GT) Nacional da Juventude Missionária. Assessoraram a assembleia Joaquim Alberto e Raquel Pulita, que acompanharam o processo vivido pela JM nos últimos anos, colaborando com a reflexão das ações assumidas em nível nacional.
A Juventude Missionária vive um contexto de amadurecimento no planejamento da sua caminhada. O desafio dos jovens é pensar em formas de evangelizar e fazer experiências missionárias que não eram conhecidas há três anos e que hoje são possibilidades de ação. Segundo o assessor Joaquim Alberto, há a possibilidade de a Juventude Missionária projetar um trabalho inovador e transformador. “Destaco a sistematização de uma caminhada por meio de um planejamento, e não somente de um calendário. […] A construção principal desta assembleia quer nos ajudar a dizer o que queremos para a JM nos próximos três anos, diante da conjuntura que temos hoje”, pontuou.
Ao final da XI Assembleia da Pontifícia Obra da Propagação da Fé foram apresentados os novos membros do GT Nacional da Juventude Missionária para o período de 2023 a 2025. O padre Genilson Sousa confirmou os novos membros, que se somam ao GT que vinha desenvolvendo os trabalhos até então. Com isso, o novo GT é formado por uma equipe de 12 pessoas para a articulação nacional, que fecharão o plano trienal da Juventude Missionária.
Conheça os jovens que formam o GT Nacional da Juventude Missionária: Malilia Carvalho – Pará; Samuel Guerra Carvalho de Almeida – Ceará; Alana Batista Fernandes – Amazonas; Andrey Luz Ferreira – Pará. Novos membros: Isaac Goulart da Silva – Rio Grande do Sul; Angley Pantoja Pinheiro – Amapá; Antônio Francisco da Silva – Maranhão; Juciane de Azevedo Chianca – Rio Grande do Norte; André Vyctor de Farias Verçosa – Alagoas; Valdir Matos – Acre; Julio Pelicelli – São Paulo; Suzely Ferreira da Silva – Amazonas.
PodPOM: novo podcast das Pontifícias Obras Missionárias