Na manhã desta terça-feira, 06 de dezembro de 2022, foi realizada a última reunião do clero do ano. O encontro aconteceu, como de costume, no auditório do Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina-PE. Entre as pautas de destaque: assembleia diocesana, plano pastoral, calendário de eventos e novenas.
A programação começou, após a oração do Ofício das Leituras, com a reflexão de um texto do Papa Francisco sobre o caminho da humildade neste tempo do Advento:
“Purificar-nos do senso de superioridade, do formalismo e da hipocrisia, para ver nos outros irmãos e irmãs, pecadores como nós, e em Jesus ver o Salvador que vem para nós, não para os outros, para nós, assim como somos, com as nossas pobrezas, misérias e defeitos, sobretudo com a nossa necessidade de sermos elevados, perdoados e salvos”, disse o Pontífice no Angelus deste II Domingo do Advento.
O bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, motivou todos a aprofundarem a meditação do referido texto, que traz “ricos contributos para uma autorreflexão neste tempo de preparação para o Natal do Senhor”.
Na sequência, o coordenador diocesano de pastoral, padre Pedro Nascimento, fez uma projeção do novo encarte do Plano Pastoral para 2023, apresentando os pontos acrescidos a partir da 22ª Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada no dia 18 de novembro de 2022, no CDP, em Carpina.
São sugestões de ações ligadas aos pilares da caridade, do pão, da Palavra, da ação missionária, bem como ao Ano Vocacional da Igreja no Brasil, JMJ Lisboa 2023 e ao Jubileu 2025 – “Peregrinos da Esperança”. Todos os tópicos propostos serão revistos e definidos pelo Conselho Diocesano de Pastoral (CODIP), no próximo dia 16 de dezembro de 2022, no Centro Pastoral.
Em sua colocação, padre Pedro sinalizou que o pilar da caridade sobressaiu com muitas ações, “como se estivessem dizendo: ‘vamos retomar o pilar da caridade’”, pontuou. Quanto à ação missionária, todas as ações serão mantidas em sua integralidade, tendo em vista a ênfase que receberá em 2023, por ocasião do Ano Jubilar Missionário e do 3° Ano Vocacional do Brasil.
Também foi apresentada uma visão geral do calendário diocesano de eventos. O coordenador de pastoral lembrou que os que ainda não enviaram suas datas devem fazê-lo o quanto antes; ele recordou também que, no próximo ano, por causa das reformas, não serão possíveis encontros com hospedagem no CDP.
NOVENAS
Sobre as novenas dos padroeiros, Dom Lucena pediu cuidado com relação a alguns erros teológicos que muitas vezes constam no roteiro dessas novenas. Um deles tem a ver com a distinção que deve ser feita entre ofertório e coleta, inclusive para não gerar confusão entre os fiéis. “Se não tem missa, não há ofertório; portanto, é coleta”, explicou.
Outra problemática é sobre lavar as mãos dos presbíteros durante a celebração. “O sacerdote deve entrar para a celebração com as mãos e o corpo limpos”, afirmou, recordando que, antigamente, havia, na sacristia, uma pia reservada para que o padre pudesse, justamente, purificar as mãos. “Nós vamos criando coisas desnecessárias”, disse.
“A novena é da comunidade e para a comunidade. O povo gosta muito das novenas, mas é preciso entrar na espiritualidade. Pode-se usar o Documento de Aparecida para se instruir, se formar a esse respeito. Temos que caminhar juntos”, declarou o bispo diocesano.
O prelado enfatizou que é preciso instruir os que ajudam na celebração (coroinhas, MESCs), ensinando a razão das coisas (incenso, lavar as mãos, comunhão, ofertório/coleta, dentre outros), e disse que muitas respostas e orientações serão adquiridas nas formações litúrgicas que estão previstas para próximo ano, com o clero. O texto base será o missal (a terceira edição do Missal Romano).
COMUNICAÇÕES
– No próximo final de semana, 10 e 11 de dezembro de 2022, sábado e domingo, acontecerá a Campanha para a Evangelização, que tem como ponto alto a coleta realizada nas comunidades, no 3º Domingo do Advento. A iniciativa visa mobilizar os católicos para a corresponsabilidade na sustentação das atividades evangelizadoras da Igreja. Por essa razão, uma parte do valor arrecadado fica para a diocese e as outras seguem para o regional e a CNBB nacional. “Motivem todas as pessoas nas celebrações deste final de semana”, instigou Dom Lucena.
– A confraternização do clero acontecerá no dia 15 de dezembro de 2022, quinta-feira, em Surubim-PE.
– O retiro anual do clero será realizado de 19 a 23 de junho de 2023, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca-PB. A mudança se deu pela dificuldade de encontrar datas disponíveis no local.
– Os responsáveis pela Coordenação Diocesana das Campanhas da Igreja Católica, os diáconos Elias Jordan e João Claudino, estão organizando uma programação para que a Campanha da Fraternidade (CF 2023), “Fraternidade e Fome”, não se resuma ao período quaresmal, mas se estenda ao longo de todo o ano.
“Fome não é só de comida, mas de cultura, de lazer, de espiritualidade. Estamos pensando em ações para bem vivenciarmos, de modo contínuo e concreto, a temática da CF 2023”, disse o diácono Elias Jordan.
– A ordenação sacerdotal dos sete diáconos transitórios acontecerá em breve, com data ainda a ser definida. Algumas questões estão sendo aguardadas, incluindo a recuperação do diácono Julio César, em tratamento contra o câncer.
– Os representantes das paróquias que participaram do I Seminário Diocesano de Educação e Cultura, no dia 17 de novembro de 2022, devem responder o questionário que foi entregue e enviá-lo para o e-mail do padre José Ramos ([email protected]). “Precisamos desse retorno para fazer um levantamento e começar a planejar os trabalhos e ações do próximo ano”, disse padre José Ramos, coordenador da Comissão Diocesana da Cultura e Educação.
– Resplandeceu a luz – Natal de Jesus na Reconciliação: Auto de Natal ao ar livre, no Mosteirinho e Espaço Cultural Reconciliação, em Limoeiro-PE. Próximas apresentações nos dias 10, 17 e 19 de dezembro, às 18h. Aos sábados, o espetáculo é precedido pela celebração eucarística, às 16h. Ingressos: R$ 10,00.
– As paróquias devem enviar as fichas de matrícula dos novos alunos para a Escola Teológica Pastoral Nova Evangelização (ETPNE) até o final deste mês de dezembro de 2022.
– Escola Catequética da CNBB NE2, de 12 a 15 de Janeiro de 2023, no Covento Ipuarana, em Lagoa Seca-PB. A Diocese de Nazaré fará uma inscrição conjunta para facilitar o pagamento. Qualquer catequista pode se inscrever. É preciso, contudo, comunicar-se com a coordenação paroquial de catequese para que se tenha o controle do número de pessoas, a fim de providenciar o transporte.
Em janeiro de 2023, também acontecerá a Escola Diocesana de Catequese. A data e o local ainda estão sendo definidos e serão informados em breve.
– No próximo ano, 10 jovens estarão ingressando no Seminário Nossa Senhora de Lourdes (propedêutico), em Surubim-PE.
– O padre Marisaldo Barbosa fica na reitoria do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Olinda-PE, até o final de dezembro de 2022, pois, em 2023, ele estará um ano a serviço dos Maristas (sua congregação de origem).
– Mais um sacerdote da Diocese de Nazaré será enviado para a missão na Diocese de Porto Velho-RO, para assumir uma nova paróquia. Será o padre José Falcão. Com ele, seguirão quatro dos seis seminaristas estagiários – dois deles ficarão com o padre José Falcão, na nova paróquia, e outros dois ficarão em Machadinho d’Oeste, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com os padres Elias Roque e Maurício Nascimento.
– Na ocasião, Dom Lucena agradeceu a Hudson Ramos pelo seu trabalho junto ao Secretariado Diocesano de Pastoral e anunciou que o mesmo encerra seus serviços em dezembro deste ano, porque ganhou uma bolsa para estudar no Chile no próximo ano.
“Tenham todos um Natal feliz, repleto de bênçãos, saúde e alegria”, disse o bispo diocesano ao final da última reunião do clero deste ano de 2022.