Uma multidão de fiéis esteve presente, quinta-feira, 08 de dezembro de 2022, na Praça Papa João XXIII, em frente à Catedral Diocesana, para celebrar a solenidade de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Diocese de Nazaré e do município de Nazaré da Mata-PE. A festividade foi concluída com uma procissão pelas principais ruas da cidade, seguida de missa solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.
Concelebraram a eucaristia os padres Pedro Nascimento (pároco), Severino Francisco (vigário paroquial) e Frei Josias Neto, OFMCap, filho da terra. Também participaram da celebração o diácono permanente Everaldo Dornelas (Nazaré da Mata), seminaristas, religiosos(as), consagrados(as), movimentos, pastorais, serviços, além de autoridades constituídas, dentre elas o prefeito Manoel do Nascimento (Nino), o vice-prefeito, Pereira do Sindicato, e o vereador Tarcísio Rodrigues, presidente da câmara.
“Acabamos de percorrer as principais ruas de Nazaré da Mata para declarar nosso amor e nossa devoção a Maria, a Mãe de Jesus, concebida sem pecado. A Nossa Senhora da Conceição, nossa padroeira, nossa alegria de concluir a festa deste ano de 2022 com total êxito”, disse Dom Lucena em sua homilia.
E asseverou: “Nossa Igreja é mariana. Tem Cristo como cabeça e fundamento, mas está envolvida pelos sentimentos maternos que Maria traz no coração”. Por fim, elevou uma prece: “Ó, Mãe da Conceição, volta o teu olhar para nós, escuta nossos gemidos e vê nossos sofrimentos. Fazei-nos sentir tua proteção maternal nos momentos difíceis da nossa vida. Enche o nosso coração de esperança e faz nascer de novo a alegria nos nossos corações. Esta é a nossa maior prece”.
Ao final da santa missa, o padre Pedro externou sua gratidão aos que estiveram envolvidos na organização e realização da festa, bem como a todos que participaram do novenário com muita alegria, fé e devoção.
Neste ano, o novenário de Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata, teve como tema: “Por uma Igreja sinodal a serviço da vida plena”, em consonância com o Sínodo dos Bispos 2023. No dia da festa, houve, ainda, alvorada festiva às 06h e solene concelebração eucarística sob a presidência de Dom Francisco Lucena, às 10h.
“Celebramos uma das mais bonitas festas da bem-aventurada Virgem Maria. Esta festa nos remete para a Virgem da escuta, que vive na Palavra de Deus, que conserva no seu coração as palavras que lhe vêm de Deus e, reunindo-as como num mosaico, aprende a compreendê-las”, disse o prelado na missa solene da manhã, que também contou com a participação de presbíteros, seminaristas diocesanos, religiosos(as), consagrados(as), fiéis e autoridades locais.
Outras cinco paróquias da Diocese de Nazaré, também dedicadas a Nossa Senhora da Conceição, encerraram seus novenários com grande júbilo: Ferreiros, João Alfredo, Orobó, Passira e Timbaúba. Mas as comemorações aconteceram em todo o território diocesano, inclusive em muitas comunidades e capelas que também recebem este título, revelado por Nossa Senhora à Santa Bernadette, nas aparições de Lourdes.
A programação das festividades seguiu, como de costume, uma linha mais ou menos comum, composta pela oração do ofício, repique de sinos, alvorada festiva, missas solene e de encerramento e procissão com a imagem da santa pelas principais ruas das cidades/comunidades.
Confira algumas fotos da Festa de Nossa Senhora da Conceição em Nazaré da Mata:
Fotos Pascom Nazaré