A Igreja particular da Província Eclesiástica de Olinda e Recife foi convidada pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, a participar efetivamente da gestão estadual por meio de grupos de trabalhos implantados pelo Executivo. Aos pastores, que ficaram felizes com a proposta, caberá avaliar a oportunidade e indicar representantes que poderão contribuir com a elaboração e o acompanhamento de políticas públicas para todo o estado.
O convite da governadora aconteceu durante reunião com os bispos, nesta segunda-feira (17), na sede da CNBB Nordeste 2, na área central da capital pernambucana. No encontro, a “Carta dos bispos de Pernambuco para a governadora Raquel Lyra”, redigida após o constante movimento de escuta do Povo de Deus, foi apresentada à gestora que fez questão de dialogar os desafios de cada macrorregião e as 29 sugestões colocadas no documento pelos religiosos.
📄Clique aqui e leia a íntegra da “Carta dos bispos de Pernambuco para a governadora Raquel Lyra”
“Foi um encontro muito interessante onde ouvimos as demandas colocadas pelas dioceses. Alguns temas urgentes, a exemplo da questão hídrica, seja de barragem ou acesso a água, as estradas e um novo olhar para que possamos fomentar o turismo religioso. Da Região Metropolitana até o Sertão pernambucano, iremos trabalhar nas demandas colocadas convidando, inclusive, a Igreja para participar conosco de diversos comitês que já estão em andamento em Pernambuco”, afirmou Raquel Lyra.
Alguns desses comitês temáticos instituídos pelo governo estadual são em áreas como segurança pública, mobilidade, habitação, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e superação da pobreza. Este último, inclusive, trata do tema prioritário aos bispos das dez dioceses da Província de Olinda e Recife e, também, da Igreja no Brasil, que este ano vive a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e Fome”.
“Estamos desenhando um programa de segurança alimentar para entregar à população, e para que ele possa funcionar de verdade é preciso garantir o apoio de todos os pernambucanos e das instituições religiosas como a Igreja Católica”, disse a governadora.
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, avaliou como positiva a reunião, onde foi possível apresentar a governadora “um documento bastante rico” com 29 propostas e “trocar ideia sobre os temas mais preocupantes” de quem vive em Pernambuco. Para o religioso, o convite de estar mais próximo do governo, como primeira resposta a esse diálogo entre a Igreja e o estado, encheu o coração dos bispos de esperança e alegria.
“Sentimos da parte da governadora muita abertura, muita disponibilidade para ajudar, inclusive contando conosco e nos convidando para estar mais próximo do governo. Isso nos alegra muito, de fato estamos vendo boa vontade para que os problemas dos nossos irmãos sejam contemplados”, declarou o metropolita.
18º Congresso Eucarístico Nacional
No fim da reunião com a governadora Raquel Lyra, dom Fernando entregou à gestora o primeiro exemplo dos Anais do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), evento realizado em novembro do ano passado na Arquidiocese de Olinda e Recife com o tema “Pão em todas as mesas”.
A obra, que conta e preserva a memória do CEN, será lançada oficialmente na próxima sexta-feira (21), na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP).
Fonte: CNBB NE2