A Concentração Diocesana dos Catequistas reuniu catequistas de quase toda a Diocese de Nazaré. O evento aconteceu na manhã do último domingo, 27 de agosto de 2023, na cidade de Nazaré da Mata-PE, justamente no quarto domingo do mês de agosto, dedicado à vocação laical, em que se comemora o Dia do Catequista.
Na Catedral Nossa Senhora da Conceição, os catequistas foram recebidos pela equipe do Treinamento de Liderança Cristã (TLC), que realizou um momento de animação. Em seguida, caminharam até a quadra do Colégio Santa Cristina, onde aconteceu toda a programação. Todo o louvor do encontro foi conduzido pelo Ministério de Música da Comunidade Católica Siloé.
O coordenador diocesano da Comissão Diocesana para a Animação Bíblico-Catequética, padre Romário Silva, fez a acolhida de todos e falou da alegria em recebê-los depois de tanto tempo. Esse foi o primeiro encontro após a pandemia. Na sequência, houve um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.
“A adoração foi restauradora. Nosso desejo foi que todos voltassem ao primeiro amor, desfazendo-se dos cansaços e pesos do caminho. Cristo é o mestre que nos chama, nos forma e nos envia à missão. Cada um foi convidado a doar-se de novo, reafirmando seu SIM à catequese, à Igreja”, partilhou padre Romário.
Depois de um breve intervalo, foi realizada uma gincana entre as regiões pastorais. Cada região indicou uma equipe de cinco membros. As provas envolveram animação do regional, número de paróquias presentes, perguntas de conhecimentos bíblicos e uma caça ao tesouro.
A santa missa, às 11h, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Em sua homilia, ele recordou a importância de professar a fé em Jesus Cristo como Messias verdadeiro; falou das realidades novas que a catequese escolar não alcança mais, e motivou todos a buscarem conhecer e viver a inspiração catecumenal. No final das preces, renovou a bênção de envio de cada catequista presente.
Antes da bênção final, padre Pedro Nascimento (pároco da Catedral) deu o seu testemunho dizendo que crê na catequese, que respira catequese, pois acompanhou a catequese na Diocese de Nazaré por quase 20 anos.
Ao final, padre Romário agradeceu a todas as equipes de trabalho da Paróquia Catedral, às caravanas vindas de tantos lugares da diocese e convidou todos a darem as mãos “para concretamente externar que caminhamos juntos”.
Fotos: Pascom Catedral