No período de 7 a 20 de janeiro de 2024, 3 padres e 18 seminaristas da Diocese de Nazaré participaram do encontro de Terapia de Integração Pessoal (TIP) através do método da Abordagem Direta do Inconsciente (ADI). Durante essas duas semanas, eles estiveram na Casa Mãe Acolhedora, em Belo Horizonte-MG, juntamente com sacerdotes, religiosos, consagrados e seminaristas de todo o Brasil. Foram mais de 100 pessoas.
Da Igreja Particular de Nazaré estavam presentes: Alex Soares, Arlys Silva, Danilo Gomes, Edielson Alves, Felipe Marcos, Guilherme de Sales, Isnar de Lima, Jackson José, Jailton Bernardo, José Matheus, Leonardo da Silva, Manoel Caetano, Mighel Renatto, Wanderson Ferreira (curso de filosofia); José Lucas, Paulo Gomes, Ryan Celestino (concluintes de filosofia); Rafael Manoel (curso de teologia – estava fazendo o reforço); além dos padres: José Falcão ( em missão na Paróquia São João Batista, em Cujubim-RO), Júnior Rodrigues (Vigário paroquial em Glória do Goitá) e Rodrigo Justino (vigário paroquial em Condado).
Na ocasião, eles vivenciaram momentos de partilha, convivência e santa missa, todos os dias. Esse procedimento terapêutico tem finalidade de proporcionar uma capacidade de transformação pessoal, objetivando o crescimento do indivíduo e a descoberta de um sentido existencial.
Todo o processo possibilita um maior autoconhecimento e a restauração da saúde integral, por meio da identificação e superação de registros negativos gravados no inconsciente. O seminarista Leonardo da Silva descreveu essa experiência justamente como uma oportunidade de “profundo autoconhecimento”.
O método ADI foi descoberto pela Dra. Renate Jost de Moraes (in memoriam) e iniciado em 1986, na própria cidade de Belo Horizonte. Além de sua contribuição científica, Dra. Renate deixou como legado, por seu exemplo, uma vivência cristã autêntica e intensamente devotada à pratica do bem e ao serviço da humanidade.