Membros da Comissão Diocesana de Animação Bíblico-catequética e os representantes das Comissões Paroquiais de Catequese da Diocese de Nazaré estiveram reunidos nos dias 13 e 14 de abril de 2024, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE. Os objetivos do encontro foram: introduzir o tema da catequese inclusiva, apresentar os primeiros traços do Plano Catequético Diocesano e os novos subsídios adotados para as diversas etapas da catequese diocesana.
Durante a manhã do sábado (13), o primeiro momento foi trabalhado por Maria da Conceição de Sousa, psicopedagoga com larga experiência no acompanhamento de crianças neuroatípicas. Foram abordadas questões práticas acerca de como o catequista deve se portar numa situação de crise, por exemplo. Além disso, houve espaço para que os próprios catequistas pudessem falar de suas dúvidas e de suas experiências nas comunidades e paróquias.
Durante a tarde do sábado, o coordenador diocesano da Comissão Bíblico-Catequética, padre Romário Silva, apresentou o primeiro esboço do Plano Diocesano de Catequese. Retomando as respostas do questionário on-line respondido por catequistas de toda a diocese, a Comissão Diocesana apontou as urgências em três eixos fundamentais: formativo, metodológico e de espiritualidade. Concluída a exposição, cada Região Pastoral se reuniu à parte, assessorada por um membro da Comissão Diocesana, para analisar os itens apresentados, pontuando propostas de mudança consideradas necessárias.
Para encerrar o dia, houve uma plenária na qual cada Região Pastoral teve a oportunidade de expor as sugestões de alteração e justificá-las. A votação foi realizada no sistema de 50% + 1%. “Agora, com a colaboração das comissões paroquiais, o esboço segue para os estudos por paróquia, para que os catequistas de base também possam enriquecer as propostas”, disse o padre Romário.
No domingo (14), de forma breve e colaborativa, a coleção Casa da Iniciação Cristã, publicada pela Editora Paulinas (sob a coordenação de Dom Leomar Brustolin), foi apresentada como subsídio para todas as etapas da catequese. A nova coleção adotada traz manuais para o Batismo, Eucaristia, Crisma e Catequese com Adultos. Sua escolha foi baseada na linguagem mais acessível, encontros pautados em textos da Bíblia e do próprio Catecismo da Igreja Católica, todos eles inseridos no caminho da inspiração catecumenal. Os catequistas foram orientados que os novos manuais serão usados apenas com a chegada de novos grupos ou na mudança de etapas.
O encontro também foi permeado pela presença forte da espiritualidade Pascal: na abertura, a luz teve destaque, bem como o Rito do Efata, porque a fé chega pelos ouvidos (Rm 10, 17). Também aconteceu a Via-sacra da Ressurreição, com momentos marcantes para a comunidade de fé que experimenta a presença do Cristo Ressuscitado. No lugar da cruz, para as estações, propôs-se o Círio: sua luz irradia a vida da Páscoa.
“O ponto mais alto do encontro foi a celebração da Santa Missa. Na organização do espaço litúrgico, reservamos o centro para o altar e dispusemos as cadeiras de todos ao seu redor. Com corações e almas feitas uma só, agradecemos ao Senhor pela oportunidade que nos concedeu de estarmos juntos e suplicamos sua força para colocar em prática o que discutimos e aprendemos”, expressou o coordenador diocesano, Pe. Romário Silva.