Na ocasião, foram entregues os diplomas da primeira turma de teólogos formada no regime de dupla diplomação, da qual fazem parte os padres Alvaro Benicio, Elias Jordan, Julio César e Maxi Pacifico (do clero diocesano de Nazaré).
Dom Francisco Lucena e presbíteros do clero diocesano de Nazaré participaram de uma cerimônia histórica na tarde desta segunda-feira, 19 de maio de 2025, no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em Recife-PE. Na ocasião, foram entregues os diplomas da primeira turma de teólogos formada em regime de dupla diplomação com a Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Integram esta primeira turma os padres Alvaro Benicio, Elias Jordan, Julio César e Maxi Pacifico (do clero de Nazaré). O evento representou um marco no tocante à formação teológica do Brasil.

“Isso é muito bom para a diocese [de Nazaré]. Eu digo que todos devem se preparar para isso: para receber essa dupla titularidade”, declarou Dom Lucena, agradecendo e parabenizando a Unicap por toda a dedicação e empenho para que essa afiliação fosse concretizada.
A solenidade contou com a participação da comunidade universitária (professores, funcionários, alunos), representantes dos seminários diocesanos e institutos religiosos, familiares e amigos, além de autoridades eclesiásticas e acadêmicas, entre as quais o Prof. Dr. Scott Brodeur, docente da Pontifícia Gregoriana e delegado da instituição romana junto ao Instituto de Teologia Dom Luciano Mendes de Almeida, da Unicap, desde 2014. Também estiveram presentes o reitor do Seminário Rainha dos Apóstolos, padre José Cleiton Barbosa, e seminaristas dos cursos de Filosofia e Teologia do seminário maior.
Antes da entrega dos diplomas, os convidados assistiram à aula magna proferida pelo Prof. Dr. Scott Brodeur. Membro do Conselho Executivo da Conferência das Igrejas Católicas e Instituições Teológicas da Europa, Scott trouxe como tema: “Os dons concretos de graça para pessoas espirituais em uma Igreja em construção”. Na conferência, Scott destacou a importância de compreender os dons espirituais — os “charismata” — como expressões concretas da graça de Deus na vida dos cristãos. Esses dons, segundo ele, são centrais na teologia paulina e fundamentais para a edificação da Igreja.

Embora o termo “carisma” seja hoje amplamente utilizado na linguagem religiosa católica, ele ressaltou que a compreensão profunda desse conceito exige um olhar atento às fontes bíblicas, sobretudo aos escritos do apóstolo Paulo. O avanço desse entendimento, segundo ele, foi impulsionado por documentos fundamentais do Concílio Vaticano II e pelo novo Código de Direito Canônico, promulgado em 1983. Scott lembrou que os carismas são dons diversos concedidos gratuitamente, que fortalecem a comunhão e a missão da Igreja, e que o seu reconhecimento como elementos estruturantes da vida religiosa reforça o compromisso da Igreja com a espiritualidade, a pluralidade e o serviço.
Após a conferência, a mesa das autoridades eclesiásticas e acadêmicas foi composta para a entrega dos diplomas. Estiveram presentes: Pe. Pedro Rubens, reitor da Unicap; Prof. Dr. Pe. Scott Brodeur, da Pontifícia Gregoriana de Roma; Dom Fernando Saburido, arcebispo emérito de Olinda e Recife; Dom Francisco Lucena, bispo de Nazaré; Dom Antônio Limacedo, bispo de Afogados da Ingazeira; Dom Agnaldo Timóteo da Silveira, bispo de Garanhuns; Pe. Pedro Moura, provincial da Congregação Dehoniana; Pe. Edilberto Lins, provincial da Congregação Passionista.

Em seu pronunciamento, o Reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens, fez um agradecimento especial ao Prof. Dr. Scott Brodeur, entregando-lhe uma Asa Branca customizada, símbolo da Unicap, e rememorou o processo histórico que resultou na afiliação da Unicap à Universidade Gregoriana de Roma. Ele destacou que a semente dessa parceria foi plantada em 2009, durante uma visita do Papa Bento XVI a Lima, no Peru. Na ocasião, o pontífice provocou as dioceses do Regional Nordeste II da CNBB a buscarem alternativas para elevar a qualidade acadêmica da formação dos seminaristas.
Padre Pedro lembrou que, à época, havia uma carência de instituições com cursos consolidados de Filosofia e Teologia na região. A provocação do Papa encontrou eco em bispos comprometidos com a renovação da formação presbiteral, como Dom Genival, então presidente do Regional Nordeste II, e Dom Fernando Saburido, recém-nomeado arcebispo de Olinda e Recife.
Apesar de resistências iniciais, os bispos confiaram à instituição a missão de acolher e formar seus seminaristas. “A inquietude do Papa nos moveu a perceber a importância de uma formação teológica dentro de uma Universidade, convivendo com estudantes de diversas áreas e inseridos na dinâmica acadêmica”, lembrou o Reitor. “Nós, jesuítas, fomos convocados a acolher essa missão e contamos com muitos colaboradores que nos ajudaram a honrar essa confiança”.

Na sequência, todos os bispos e provinciais presentes foram unânimes em reconhecer a qualidade da formação oferecida aos seminaristas a partir da parceria com a Gregoriana. Além da excelência acadêmica, os prelados destacaram a importância do ambiente universitário na formação dos futuros presbíteros, que passaram a interagir com estudantes de outras áreas do saber e a se integrar à dinâmica da vida acadêmica. Após os discursos, cada concluinte foi chamado ao palco para receber o diploma e registrar o momento com uma fotografia oficial, selando de forma simbólica e concreta uma jornada de estudos que agora ganha projeção internacional.
A cerimônia completa está disponível no canal da Unicap no YouTube:
Informações da Unicap (por Daniel França)
Fotos: Alex Costa
Imagem de capa: Dênes Souza