No último domingo, 24 de agosto de 2025, aproximadamente cinco mil pessoas participaram do Jubileu das Famílias, que aconteceu no Parque de Eventos J. Cândido, em Carpina-PE. O evento, que teve como tema: “Família, Peregrina de Esperança”, reuniu fiéis de toda a Diocese de Nazaré e contou com caminhada, shows religiosos, celebração eucarística e bênção do Santíssimo Sacramento.
A concentração aconteceu na Igreja Matriz de São José, no centro da cidade, a partir das 7h30. Logo em seguida, os fiéis seguiram em caminhada até o Parque de Eventos, animados por dois trios elétricos, que percorreram as principais ruas da área central do município.


Chegando ao local, os participantes foram acolhidos com muita música e louvor pelo missionário Jair Nascimento (Comunidade Crux Sacra). Às 11h, deu-se início à Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.

“Com alegria, celebramos este jubileu do ECC, das equipes de Nossa Senhora, da Pastoral Familiar […] e tantos outros rostos da família. A Igreja, neste quarto domingo do mês de agosto, mês temático dedicado às vocações, celebra o dia dos ministérios leigos. É uma grande graça contar com a ajuda de tantas pessoas, em nossas comunidades, que doam seu tempo para evangelizar os outros”, disse o prelado.
E citando as palavras do Papa Leão XIV, no Jubileu das Famílias, em Roma, Dom Lucena destacou: “Na família, a fé é transmitida, de geração em geração, juntamente com a vida: é partilhada como o alimento da mesa e os afetos do coração. Isso torna-a um lugar privilegiado para encontrar Jesus, que nos ama e quer sempre o nosso bem”.
O padre João Carlos, SDB, fez uma participação musical durante a celebração. Após a missa, o público acompanhou o show do Padre Diego Silva (recém-nomeado para a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, em Limoeiro). A programação foi concluída com um momento de adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, conduzido pelo padre Ivan Alves (pároco de São José do Carpina).





Convocado pelo saudoso Papa Francisco, o Jubileu das Famílias tem como objetivo destacar a família como espaço privilegiado de fé, esperança e comunhão. Em Roma, o evento foi celebrado de 30 de maio a 01 de junho deste ano. Organizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, no Vaticano, o encontro promoveu momentos de oração, catequese, testemunhos, atividades para crianças e jovens, além de espaços de reflexão sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelas famílias, reunindo pessoas de mais de cento e vinte países.

Em carpina, o Jubileu das Famílias também serviu para destacar a importância e o papel da família na Igreja, na sociedade, inspirada na Sagrada Família de Nazaré (Jesus, Maria e José). Para o padre Ayrton Barbosa, assessor eclesiástico diocesano da Pastoral Familiar, esse encontro marcou o encerramento da Semana Nacional da Família e representou o grande e intenso impulso que as famílias têm de evangelizar outras famílias. “Como nos pediu o querido Papa Leão: é necessário caminhar com as famílias e ajudá-las a encontrar a fé”, falou.
O diretor espiritual diocesano do Encontro de Casais com Cristo (ECC), padre Antonio Lucena, explica o que esse momento significou para a Igreja Particular de Nazaré neste Ano Jubilar. “Uma celebração de grande significado para a caminhada da fé, no presente e para o futuro, tendo como foco e obra-prima da evangelização, promovendo o reino de Deus, nas famílias, tornando-a igreja doméstica. A família é a primeira escola da fé”, ressaltou.
Texto de: Evandro Silva (@evandro04)
Fotos: Joca