A abertura do Mês Missionário Extraordinário na Diocese de Nazaré acontecerá no próximo domingo, 29 de setembro, às 16h, em frente à Igreja Catedral Nossa Senhora Conceição, na cidade de Nazaré da Mata-PE. Na ocasião, também se realizará a oficialização dos Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPAs) e a ordenação diaconal de cinco seminaristas. A Concelebração Eucarística será presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.
Com o tema: “Batizados e enviados – a Igreja de Cristo em missão no mundo”, o Mês Missionário Extraordinário foi proclamado pelo Papa Francisco para outubro de 2019, com o objetivo de: “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”. Trata-se de acontecimento eclesial de grande importância que abrange todas as Conferências Episcopais, os membros dos institutos de vida consagrada, as sociedades da vida apostólica, as associações e movimentos eclesiais.
Nas paróquias e áreas pastorais, a abertura do Mês Missionário Extraordinário acontecerá no domingo seguinte, dia 06 de outubro. Segundo o Responsável pelo Conselho Missionário Diocesano – COMIDI, Padre Simeão Dantas, o propósito é que todas as comunidades, grupos, pastorais, movimentos e serviços adquiram novo vigor na vida e na missão. “Queremos assumir nossa vocação missionária e tomar consciência de que, no coração da Igreja, somos todos missão”, ressaltou.
O expresso desejo do Padre Simeão é que a graça de celebrar este Mês Missionário Extraordinário, juntamente com a oficialização dos COMIPAs, seja, de fato, um divisor de águas para a Igreja Particular de Nazaré. “Estou muito animado e confiante que este Mês Missionário dará muitos frutos na vida e na caminhada de nossas comunidades paroquiais. É a alegria do Evangelho, que invade e irradia o nosso coração”, partilhou.
Ordenação Diaconal
Durante a celebração de abertura do Mês Missionário Extraordinário, cinco seminaristas serão ordenados diáconos transitórios: Alex bruno, Ayrton Barbosa, Regivânio Maciel, Romário Silva e Tony Morais. O tema escolhido por eles foi: “Homens segundo o coração de Deus”.
Para Regivânio Maciel, esse momento representa a vitória de Deus em sua vida e na vida dos seus irmãos. “A nossa expectativa, tanto a minha como a dos meus irmãos, a partir deste passo que estamos dando, é sermos homens segundo o coração de Deus. Foi o que nós buscamos ao longo de todo o nosso processo formativo. E somos gratos a Deus por fazer essa vitória acontecer nas nossas vidas. Estamos muito felizes e ansiosos por esse momento”, expressou.
O seminarista também revelou estar muito contente porque, neste mesmo dia, a Diocese de Nazaré estará realizando a abertura do Mês Missionário Extraordinário, e antecipou alguns agradecimentos: “Nosso agradecimento especial ao nosso bispo diocesano, que está depositando essa confiança em nós; à família OVS, pois sem ela não estaríamos chegando a esse novo degrau; e aos nossos familiares e amigos, que têm rezado por cada um de nós. Que seja uma festa bonita, a festa do povo de Deus; daqueles que são chamados a colaborar com a missão de Jesus”, concluiu.