A Área Pastoral Nossa Senhora das Dores foi criada em Umari, distrito de Bom Jardim-PE, na noite do dia 13 de agosto de 2025 (quarta-feira). A missa de criação canônica (campal), às 19h, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Na ocasião, tomou posse como administrador paroquial da nova área pastoral o padre Samuel Santos.
Estavam presentes presbíteros do clero diocesano, o seminarista Danilo Gomes (filho de Umari), MESCs, coroinhas, fiéis das diversas comunidades, movimentos e pastorais, bem como algumas autoridades constituídas, dentre elas: o Sr. João Francisco (Janjão), prefeito de Bom Jardim; o Sr. Cleber Chaparral, prefeito de Surubim-PE; e a Sra. Juliana Chaparral, prefeita de Casinhas-PE; além de alguns vereadores.


A leitura do decreto de criação e da provisão do primeiro administrador paroquial foi feita, no início da celebração, pelo padre Tony Morais, chanceler do bispado. Após a leitura, o padre Samuel recebeu, das mãos do bispo diocesano, os referidos documentos, bem como as chaves da igreja.
Em sua homilia, Dom Lucena externa sua alegria por esse momento importante de fé, evangelização e missão em Umari.

“Hoje, torna-se uma marco para esta comunidade missionária: está criada a Área Pastoral Nossa Senhora das Dores. Toda esta área é uma comunidade, que deve caminhar unida, solidária, fraterna, sinodal, eclesial, missionária. […] As comunidades aqui são chamadas a ser casas e escolas de comunhão. Todos os fiéis, com as capelas, com o Santuário de N. Sra. de Lourdes, motivados mais ainda na continuidade da ação evangelizadora e dando um passo para que esses lugares de culto sejam públicos, já que todos os fiéis são responsáveis pela evangelização”, declarou.
Recordou, em seu discurso, de Santa Dulce dos Pobres, sinalizando a possibilidade de criar, no futuro, uma capela a ela dedicada.
“Criamos esta área pastoral no dia que celebramos a memória de Santa Dulce dos Pobres, santa brasileira. Quem sabe, no futuro, erguemos uma capela dedicada a Santa Dulce dos Pobres. Apelidada de “o anjo bom da Bahia”, por todo o bem que fez aqui, sobretudo no cuidado com os mais pobres, e em especial pelo testemunho de vida. Nascida em uma família abastada, Dulce não teve medo de largar tudo para se entregar a quem nada tinha, a fim de lucrar para Cristo as almas que, com tanto sacrifício, Ele quis alvejar com o próprio sangue”, disse.
Empossado como o primeiro administrador paroquial da Área Pastoral Nossa Senhora das Dores, o padre Samuel Santos realizou, após a homilia, sua profissão de fé e o juramento de fidelidade à Igreja, em que prometeu “conservar sempre a comunhão com a Igreja Católica” e desempenhar, com diligência e fidelidade, “os ofícios pelos quais estou [está] ligado em função da Igreja”.



Em suas palavras, ao final da santa missa, o administrador paroquial recém-empossado agradeceu a todos pela presença, orações e disponibilidade para a missão. “Já que nós estamos no Ano Jubilar, o Ano da Esperança, sendo peregrinos, chegou mais um peregrino para caminhar com vocês aqui na comunidade, estar mais perto, mais atento, e vocês nos ajudando nesta missão. […] O padre não caminha sozinho; eu quero caminhar com todos vocês”, expressou.
Por fim, o bispo diocesano pediu a cooperação de todos para os muitos trabalhos que ainda precisam ser feitos, nesta nova caminhada, até a elevação de Umari à categoria de paróquia. Para tanto, algumas aquisições e construções são necessárias: casa, secretaria e salão paroquial; a compra de uma casa que fica ao lado da igreja matriz para ampliá-la. Está em processo de construção, inclusive, no território da referida área pastoral, uma capela dedicada a Nossa Senhora de Fátima, juntamente com um centro social.
Dom Lucena fez um apelo, também, para que outras capelas particulares (que são muitas) se tornem públicas – e formalizar isso junto à diocese. “Ninguém vai tomar de vocês. Quem tem a sua promessa, da família, continua cuidando. Isso é muito importante! Mas facilita o trabalho de todas as pessoas e de toda a comunidade, porque a comunidade se torna responsável”, falou.
ÁREA PASTORAL NOSSA SENHORA DAS DORES – UMARI

A Área Pastoral Nossa Senhora das Dores, em Umari, limita-se, ao Norte, com a Estrada da Lagoa da Casa, Estrada do Sítio Belmonte e Município de Casinhas; ao Sul, com os limites civis dos Municípios de João Alfredo e Surubim; a Leste, com a PE-88, Estrada do Sítio Jurema, Estrada do Sítio Belmonte e Estrada de Gado Bravo; e a Oeste, com os limites civis dos Municípios de Surubim e Casinhas.
Compreende, assim, todos os sítios, comunidades e capelas que ficam dentro dos seus limites acima assinalados: Igreja Matriz de N. Sra. das Dores (Umari), Capela N. Sra. Aparecida (Pau Santo), Capela São Francisco (Icó), Capela Santo Antônio (Umari/Cruzeiro), Gruta N. Sra. de Lourdes (Umari), Capela São Francisco (Ramos), Capela Santa Luzia (Umari), Capela N. Sra. das Graças (Lagoa do Negro), Capela N. Sra. da Conceição (Cai-ai), Capela Sant’Ana (Boca de Dois Rios), Capela São João Batista (Lagoa d’Antas), Capela N. Sra. de Fátima (Riacho de Tanque), Capela São José (Caiana), Capela N. Sra. das Dores (Jenipapo), Capela São Sebastião (Tamboatá), Capela São José (Tamboatá), Capela Imaculado Coração de Maria (Belmonte), Capela N. Sra. da Conceição (Ribeiro Seco), Capela São Sebastião (Jurema), Capela N. Sra. da Conceição (Lagoa da Casa), Capela N. Sra. Aparecida (Aroeira II), Capela N. Sra. de Fátima (Sítio Açudes) e Capela Sagrada Família (Aroeiras I).
Fotos: Fernando Lira