Candidatos ao diaconado permanente da Diocese de Nazaré recebem, nesta sexta-feira, 21 de junho, o ministério do Acolitato. A celebração será presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, em Limoeiro-PE. A cerimônia está inserida nas comemorações dos 240 anos de criação da referida comunidade paroquial.
Essa é a segunda etapa na caminhada dos candidatos ao diaconado da Escola Diaconal São Lourenço Mártir, antes da ordenação permanente. Os aspirantes foram instituídos no leitorato no último dia 24 de maio, na Paróquia de São José do Carpina-PE, na Missa festiva em honra à Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos.
O acólito é instituído para auxiliar os ministros ordenados (diáconos ou sacerdotes) nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. Pela instituição, torna-se ministro ordinário da Sagrada Comunhão e, dessa forma, pode distribuir a hóstia sagrada durante a missa ou levá-la aos enfermos.
O ministério do acolitato será concedido para 12 candidatos ao diaconado permanente: Aguinaldo Francisco da Silva, Daniel Cosmo de Arruda Silva, José Carlos de Freitas Paula, José Ferreira da Silva, João Júlio Barreto Filho, Marcelo Barbosa de Pontes, Marcos Agostinho dos Santos, Marco Antônio da Costa Barbosa, Nedson Ximenes dos Santos Júnior, Paulo Gomes Vasconcelos Silva, Reinaldo Severino Marinho, Severino Ramos da Silva Santos.