Nestes dias 06 e 07 de agosto, todo o clero de Nazaré está reunido no Centro Diocesano Pastoral, em Carpina (PE), para um Encontro de Formação Permanente sobre a temática da “iniciação à vida cristã no estilo catecumenal”. Padres, diáconos permanentes e seminaristas estagiários, juntamente com o bispo Diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, estão participando da atualização, que está sendo assessorada pelo pedagogo e doutor em liturgia, Padre Antonio Francisco Lelo.
O objetivo é aprofundar as discussões em torno dos novos rumos que a Igreja precisa tomar, no tocante à iniciação cristã, para melhor responder aos desafios e exigências dos tempos atuais. Nas palavras do bispo diocesano para estes dias de formação e partilha, uma motivação para que se viva esse momento por aquilo que ele realmente significa: “uma graça extraordinária, um milagre permanente da ternura divina”.
Para os sacerdotes, contudo, a programação começou na tarde de ontem (05), às 12h, com o almoço seguido da reunião do clero, e foi concluída, à noite, com celebração da Santa Missa, às 18h, e um posterior momento de confraternização em comemoração ao dia do padre.
Dentre os tópicos abordados durante a reunião do clero deste mês de agosto, dedicado às vocações, destacam-se as motivações para a realização da Semana da Família, no período de 11 a 17 do corrente mês, e da Semana Nacional da Vida que, em sua décima quarta edição, acontece entre os dias 01 e 07 de outubro, culminando com a celebração do Dia do Nascituro, no dia 08 de outubro, que neste ano traz o tema: “Em família, defendemos a vida!”.
Também foi feita uma avaliação dos eventos que antecederam a Celebração de encerramento do Jubileu Centenário da Igreja Particular de Nazaré: as Semanas Eucarística, Missionária e do Dízimo, realizadas em todas as paróquias e regiões pastorais desta Diocese.