Na manhã da última terça-feira, 03 de setembro, o clero de Nazaré participou de uma oficina de Media Training com a jornalista Jaqueline Bandeira (repórter na TV Clube/Record TV). A oficina aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina-PE, durante a reunião do clero deste mês, e abordou tópicos referentes à presença na mídia, novas tecnologias de informação e comunicação, entrevista para a imprensa e gerenciamento de crises. Seminaristas e alguns leigos referenciais da Diocese de Nazaré também participaram da formação.
O objetivo foi oferecer um momento de integração entre o clero diocesano e profissionais da área da comunicação, com a finalidade de fazê-los compreender o seu papel enquanto liderança, também no ambiente midiático. A proposta é que bispos, padres e diáconos aprendam a lidar, cada vez mais, com o universo da comunicação, buscando representar bem a Igreja, a partir de uma postura ética e com respeito aos valores do Evangelho. E isso requer conhecimento, prática e uma atualização constante para se integrar ao universo contemporâneo da comunicação.
Inicialmente, a jornalista apresentou o conceito de comunicação e trouxe algumas dicas sobre como se comunicar bem; uma ação que, segundo ela, envolve não somente a fala, mas gesto, corpo, comportamento e silêncio. Depois, a repórter da TV Clube destacou a importância de marcar presença na imprensa, que é um espaço gratuito que a Igreja e demais instituições dispõem para passar a sua mensagem e projetar as suas ações. Convidou-os, ainda, a enxergar o jornalista não como um inimigo, mas um colaborador nesse processo de dar visibilidade às ações da Igreja e de esclarecer determinados assuntos.
Nesse sentido, um dos grandes destaques da oficina foi o de como conceder uma entrevista aos diferentes veículos de comunicação: tv, rádio, impresso, internet e redes sociais. Cada um com um formato específico e uma dinâmica própria, que requer posturas e atenções particulares no tocante à fala, à imagem, às informações concedidas e às publicações que são feitas nas mídias sociais. Algumas orientações sobre como se preparar para uma entrevista e o que não fazer em uma entrevista também foram apresentadas.
Outro ponto forte da oficina foi o gerenciamento de crise. Jaqueline Bandeira começou explicando a diferença entre crise e crise de imagem, e apontou o passo a passo a ser seguido para evitar ou mesmo solucionar esses momentos de instabilidade. Nas etapas para a gestão de uma crise, algumas medidas são indispensáveis: detecção, reconhecimento, contenção de danos, contenção da crise, resolução, recuperação e aprendizado. Um alerta feito pela jornalista foi que, com o advento das redes sociais, ficou mais simples e veloz construir e destruir imagens. E isso requer uma resposta ágil.
Ao término da oficina, o bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, que participou de todo o momento, agradeceu a presença e as contribuições trazidas por Jaqueline Bandeira, filha da Diocese de Nazaré (Carpina-PE), que tem experiência em telejornalismo, assessoria de imprensa e comunicação pastoral. Dom Lucena reiterou alguns dos tópicos que foram discutidos pela jornalista e reforçou a necessidade de o clero estar atento às oportunidades e riscos oriundos do bom ou mau uso das novas tecnologias digitais.