A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil do Regional Nordeste 2 (CNBB NE2) realizou, nos dias 28 e 29 de novembro de 2022, o Seminário de Mobilização e Formação para a Campanha da Fraternidade (CF) 2023. O encontro aconteceu no Covento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB), e reuniu quase 100 participantes das províncias eclesiásticas de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte para momentos de espiritualidade e de estudo a partir da metodologia VER, JULGAR, AGIR e ILUMINAR.
A CF 2023 terá como tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico inspirador “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). Pela terceira vez a questão da insegurança alimentar será tratada em uma CF pela Igreja no Brasil.
Para o Seminário de Mobilização e Formação da CF 2023, cada uma das 21 dioceses da CNBB NE2 puderam inscrever até quatro representantes. Da Diocese de Nazaré, estiveram presentes os diáconos transitórios Elias Jordan e João Claudino, e Hudson Ramos (Secretariado Diocesano de Pastoral).
Segundo o diácono Elias Jordan, coordenador diocesano das Campanhas da Igreja Católica, a proposta é desenvolver um trabalho, na Diocese de Nazaré, que não fique só no período quaresmal, mas aconteça ao longo de todo o ano, e que tenha seu encerramento no último domingo do Tempo Comum, no qual se celebra o Dia Mundial dos Pobres, antes da Solenidade de Cristo Rei.
“Temos planos de trabalhar a CF, sobre o tema da fome, dentro de várias perspectivas, a partir da Laudato si, da Fratelli tutti. Durante todo o ano, serão pensadas propostas para que essa abordagem não se limite ao tempo da Quaresma. Tudo isso ainda será discutido e articulado com o bispo diocesano, Dom Francisco Lucena”, disse.
Em carta enviada às dioceses, o bispo de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, um dos assessores do evento, explicou sobre o objetivo do seminário: “conhecer e aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade 2023, articular a campanha nas dioceses e paróquias, e mobilizar as pastorais para trabalharem o referido tema”, explicou dom Paulo Jackson, que também é referencial para a Equipe de Campanhas da CNBB NE2.
Além do bispo, as formações do Seminário de Mobilização e Formação para a Campanha da Fraternidade 2023 também foram ministradas pelos padres Egídio de Carvalho e Pedro Igor Leite, ambos integrantes da Equipe de Campanhas do Regional.
CONFIRA AS PROPOSTAS DE AÇÕES CONCRETAS, LANÇADAS PELA CNBB NE2, PARA A VIVÊNCIA DA CF 2023
Como frutos do Seminário de Mobilização e Formação para a CF 2023, foram sugeridas uma série de ações espirituais e na dimensão sociopolítica, a serem executadas pelas quatro arquidioceses e 17 dioceses do regional.
Fortalecer a dimensão caritativa do dízimo nas comunidades é uma das sugestões da Equipe de Campanhas da CNBB NE2 para uma melhor vivência do tema da CF 2023. Outra proposta é a promoção de audiências públicas em nível municipal para discutir com a sociedade civil organizada a problemática da fome e o que pode ser feito a curto, médio e longo prazo para acabar com a insegurança alimentar grave nas cidades.
A Igreja no Nordeste 2 ainda propõe a articulação de parcerias com o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Sistema S. A ideia é que, juntas, as instituições mobilizem o Estado para que empresas em débito com o erário possam acolher trabalhadores desempregados, mas que antes sejam capacitados por entidades como Sesc e Senac.
Outra ação possível de ser trabalhada no próximo ano é a criação de fundos de combate e erradicação da pobreza que possam investir em projetos sociais de eliminação da fome. A proposta tem como inspiração o trabalho que já é desenvolvido na Igreja da Paraíba.
“Infelizmente o Brasil voltou ao mapa da fome. Isso é um escândalo para nós como país e também enquanto Igreja, e nos compromete e impele a atitudes concretas simbolizadas por aquilo que Jesus fez. Somos chamados há utilizarmos da mesma compaixão de Jesus para atender a tantas pessoas famintas que nos procuram”, afirma o bispo de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB NE2.
“O seminário teve esse objetivo de encontrar respostas em nível diocesano e regional, mas também para os poderes públicos municipais e estaduais de como nós podemos enfrentar o drama da fome que novamente assola a nossa população”, destaca dom Paulo Jackson.
Para a coordenadora pedagógica da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, Rana Leal, o seminário foi uma oportunidade de enriquecimento. “Trabalhar esse tema que volta ao nosso convívio de maneira negativa, mas que a Igreja precisa conhecer. Para mim foi um momento de fortaleza para trabalhar na Cáritas com a nossa rede a Campanha da Fraternidade de uma forma concreta”, avalia.
Baixe o material do Seminário de Mobilização e Formação para a CF 2023
VER
AGIR
ILUMINAR
* Texto/Informações: CNBB NE2