Na Semana Santa, período que vai do Domingo de Ramos (05) ao Domingo de Páscoa (12), a Igreja Católica revive os passos da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Somos convidados a mergulhar profundamente nesse Mistério de Amor. Neste ano, contudo, a pandemia ocasionada pelo coronavírus (Covid-19) nos convida a vivê-la de modo bem incomum: em nossas casas, Igreja doméstica, e acompanhando a transmissão das celebrações pelas plataformas digitais ou outros meios de comunicação.
Esta Semana Santa diferente, em circunstâncias singulares, neste tempo de isolamento social, é ocasião favorável para cada um de nós meditarmos e revivermos mais profundamente o que celebramos todos os dias na eucaristia: o mistério central da nossa fé.
Em mensagem divulgada para a Semana Santa 2020, Dom Francisco Lucena convida os fiéis, apesar dos desafios do momento atual, a vivenciarem, com bastante entusiasmo, os acontecimentos fundamentais da nossa fé:
“Como Igreja doméstica, e em comunhão com toda a Igreja do mundo inteiro, cultivemos momentos de recolhimento, oração e profunda reflexão sobre os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não percamos a reverência, a dignidade e a beleza deste momento, que neste ano será vivido de modo diferenciado, mas não menos importante”, motivou.
Confira a agenda do Bispo Diocesano de Nazaré, que presidirá na Catedral Diocesana, em Nazaré da Mata-PE, sem a presença física dos fiéis, mas com todos acompanhando pelos meios de comunicação:
Quinta – feira Santa – 09/04
– A Missa dos Santos Óleos será às 08h. Na ocasião, será realizada a bênção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagração do óleo do Crisma.
– Missa vespertina da Ceia do Senhor, sem o rito de lava-pés, às 19h, concluindo com uma breve adoração ao Santíssimo Sacramento.
Sexta – feira Santa – 10/04
– Na Sexta-feira da Paixão do Senhor, a Ação Litúrgica desse dia será às 16h.
Sábado Santo – 11/04
– A Vigília Pascal será celebrada às 19h.
Domingo de Páscoa – 12/04
– A Missa Pascal Diocesana será às 07h.
– Às 14 horas (12 horas na Basílica de Guadalupe, no México), coordenada pela CNBB, teremos a consagração do Brasil à Nossa Senhora de Guadalupe, com transmissão em Rede Nacional pelas rádios e TVs católicas. Os sinos devem tocar às 6h, às 12h e às 18h.
Diante de tantas preocupações e mudanças em nossas vidas nestes dias, Dom Lucena faz uma prece: “Que a celebração pascal encha de confiança, alegria e esperança nossas vidas, para retomarmos de modo novo nossa caminhada assim que passar esse momento que agora vivemos”. E assegura: “Saudamos a cada um com a convicção de que a vida vence a morte e a COVID-19, na certeza de que o Senhor ressuscitado está entre nós. Faz-se PÁSCOA, surge a vida”.
PARÓQUIAS
Com as medidas de isolamento social, e as determinações de que as celebrações devem acontecer a portas fechadas e com uma restrita equipe celebrativa, a Pastoral da Comunicação vem desenvolvendo um trabalho bastante eficaz de prestação de serviço aos fiéis por meio de programas de rádio, materiais fotográficos e audiovisuais, bem como transmissões ao vivo. Também durante esta semana, agentes da Pascom das diversas paróquias, áreas e setores pastorais estarão empenhados na cobertura dos atos e celebrações da Semana Santa, a fim de que os paroquianos tenham a possibilidade de acompanhar e rezar em suas casas.