O Centro de Referência e Formação da Criança e Adolescente Surdos (Crefas) realizou, na noite do dia 15 de dezembro de 2021, quarta-feira, às 19h, a formatura de 22 jovens surdos nos cursos de Fotografia Digital e Instrutor de Libras. A cerimônia aconteceu no auditório da própria instituição e contou com a participação de algumas autoridades eclesiais e civis, funcionários e voluntários, bem como pais e padrinhos dos formandos.
Compuseram a mesa de honra: o bispo diocesano e presidente do Crefas, Dom Francisco Lucena; o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social da Criança e Juventude (SDSCJ) do Estado de Pernambuco, Diogo Prado; o secretário de governo da Prefeitura de Nazaré da Mata, Jonas Araújo; a secretária executiva da Cáritas Regional Nordeste 2, Neilda da Silva; a diretora do referido centro, Maria José Lopes; a conselheira Maria José Rosende, membro do Conselho Gestor do Crefas que representa a Prefeitura de Nazaré da Mata; a professora do curso de Instrutor de Libras, Valdete de Farias; o pároco da Igreja Catedral de Nazaré da Mata e coordenador diocesano de pastoral, Pe. Pedro Nascimento. Também estavam presentes: o gerente geral de Articulação da SDSCJ, Aldo Santos; o terapeuta holístico, José Edison; e o surdo e professor do Estado de Pernambuco, Moacir Andrade.
Cada componente da mesa teve a oportunidade de proferir algumas palavras. Em todas as declarações, um sentimento consensual de gratidão e de que a educação é transformadora e libertadora, capaz de transcender as barreiras do preconceito e da exclusão. Foi enfatizado, nos discursos, que nada se consegue mantendo-se no isolamento, tentando modificar o mundo sozinho, pois a mudança, por menor que seja, acontece no coletivo. Afirmou-se, inclusive, que esse foi apenas o início de novas oportunidades que virão, bem como de uma melhor qualidade de vida pra esses jovens surdos, que agora podem dar um novo direcionamento às suas vidas a partir do conhecimento obtido; sem esquecer o grande desafio que é viver em uma sociedade que não é costumada a acolher o que é “diferente”, mas assegurando que eles não estão mais sozinhos nessas batalhas.
Dom Lucena foi um dos homenageados pelas turmas, pela sua dedicação à frente da presidência da instituição. Foi-lhe entregue, na ocasião, pelas mãos da formanda Jailma Alves da Silva, uma pequena placa simbolizando esse momento importante. O prefeito de Nazaré da Mata, Dr. Inácio do Nascimento, foi condecorado como padrinho das duas turmas por sua atenção ao trabalho social do Crefas. Como não pôde comparecer, em virtude de outras atividades vinculadas ao seu cargo, a placa foi entregue, pelas mãos do formando Robson Martins dos Santos, ao secretário municipal de governo, Jonas Araújo.
A programação contou, ainda, com a entrega solene dos certificados aos formandos, uma apresentação natalina encenada pelos surdos, sob a organização do instrutor de libras Maciel Cabral, e uma homenagem aos integrantes da mesa com placas trazidas pelos voluntários da entidade. Além disso, os formandos Maria Cecília e Alex Ferreira falaram sobre os cursos de Instrutor de Libras e Fotografia Digital, respectivamente. Ao final da cerimônia, foi servido um coquetel aos presentes.
Fotos: Pascom Nazaré da Mata