A Comissão Diocesana da Cultura e Educação promoveu, no dia 29 de outubro de 2023, domingo, o segundo Encontro de Espiritualidade para professores. O evento aconteceu no Mosteirinho e Espaço Cultural Reconciliação, na cidade de Limoeiro-PE, das 8h às 12h, e reuniu 41 participantes para refletir sobre o tema: “Espiritualidade, Fé e Razão em São Tomás de Aquino”.
No mês dedicado aos professores (15 de outubro), “a Diocese de Nazaré recordou de todos eles e quis homenageá-los por meio desta ação”, disse o coordenador diocesano da Comissão da Cultura e Educação, padre José Ramos, que deu início a programação fazendo memória do encontro anterior, realizado em 30 de julho de 2023, ocasião em que se falou sobre “Autoconhecimento, Espiritualidade e Humanidade em Santa Teresa D’Ávila” e “O humanismo do Papa Francisco”.
Em seguida, foram distribuídos os livretos organizados pela referida comissão, como “algo concreto para a comunicação com as escolas e GREs dentro dessa dimensão da cultura e educação”. Depois, rezou-se a oração do Sínodo dos Bispos e o Pe. José Ramos apresentou uma breve distinção entre a Pastoral Escolar (ação nas escolas), Universitária (foco nas universidades) e da Educação (trabalha com gestores, docentes e demais profissionais da área).
A temática do evento (“Espiritualidade, Fé e Razão em São Tomás de Aquino”) foi trabalhada pelo Professor Mestre Rinaldo Alexandre (graduado em História e Filosofia, especialista em Gestão de Pessoas e mestre em Música), que discorreu sobre a vida, obras e algumas abordagens conceituais de Santo Tomás ligadas à vida prática dos professores.
Na sequência, houve um lanche partilhado e a santa missa presidida pelo padre José Ramos. A celebração eucarística contou com a participação de visitantes e fiéis da comunidade local. Por fim, os participantes receberam uma lembrança pelo dia dos professores e visitaram a exposição dos 25 anos do Mosteirinho e Espaço Reconciliação.
O próximo encontro está marcado para o dia 29 de dezembro de 2023 (sexta-feira), inserido no programa do Auto de Natal “Resplandeceu a Luz”, precedido pela santa missa às 16h. “Além do encontro entre as pessoas, o mais importante de todo esse processo é esse caminhar, esse fazer caminhando, construindo juntos”, expressou Pe. José Ramos.