No próximo dia 21 de setembro, terça-feira, a Diocese de Nazaré estará enviando dois padres e dois seminaristas estagiários para a missão na Arquidiocese de Porto Velho-RO, como parte do Projeto Igrejas-irmãs da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): Pe. Elias Roque da Silva (62 anos de idade e 33 anos de sacerdócio), Pe. Maurício Silva do Nascimento (46 anos de idade e 14 anos de sacerdócio), Seminarista Cezar Diego Tôrres do Nascimento (26 anos de idade) e o Seminarista Rodrigo Justino de Lima (26 anos de idade).
O Projeto Igrejas-irmãs, criado em 1972, é uma iniciativa da CNBB, cuja finalidade é partilhar a fé, os dons da graça, as experiências pastorais, pessoas e recursos financeiros como gestos de caridade cristã para com as Igrejas da Amazônia e outras também necessitadas.
Segundo o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que seguirá com os padres e seminaristas até Porto Velho, para deixá-los lá, esse momento representa a concretização do desejo da Diocese de Nazaré em ser missionária e o legado das celebrações vividas por ocasião dos seus 100 anos de criação.
“Há muito tempo se vem falando, formando e animando missionários nas comunidades desta Igreja Particular, e chegou a hora de dar um passo à frente, enviando dois padres e dois seminaristas para a missão na Amazônia. Eles irão assumir juntos uma paróquia de um território imenso, com muitas comunidades, no interior da Arquidiocese de Porto Velho-RO. Temos bons padres jovens e muitas vocações. É motivador partilhar a fé, os dons da graça e experiências de vida e missão”, expressou.
O prelado comenta, ainda, que o envio de missionários de uma Igreja Particular à outra não é somente um benefício para aquela necessitada de missionários e recursos financeiros, mas um benefício maior para a que envia os missionários, pelas experiências a serem vividas e abertura para uma nova evangelização.
“Fazer um caminho de uma Igreja em saída, sem medo de encontrar o novo, descobrir as novidades e falar da alegria do Evangelho a todos. A nossa vocação cristã nos pede para sermos portadores de um espírito missionário que favoreça uma verdadeira ‘conversão missionária’ de toda a Igreja. Sigamos com esperança, gastando a vida por Deus, pela Igreja e pelo próximo, indo aonde o Evangelho precisa ser proclamado e vivido. Com Jesus, o missionário do Pai, e com Maria de Nazaré, a primeira discípula missionária de seu Filho Jesus Cristo, esta Igreja Particular de Nazaré abrace, na alegria, a paixão pela missão e torne-se testemunha do amor e da misericórdia de Deus que nunca nos abandona”, animou.
No dia 26 de junho deste ano, a Diocese de Nazaré promoveu um “encontro para a missão”, que contou com a presença do arcebispo de Porto Velho-RO, Dom Roque Paloschi. Na ocasião, Dom Lucena falou um pouco sobre a “Vida e Missão” na diocese e Dom Roque fez uma explanação da história e da ação evangelizadora da Igreja na Amazônia e da Igreja Particular de Porto Velho, que tem várias paróquias sem sacerdotes. Nos últimos meses, o contato entre as duas Igrejas Particulares já vinha acontecendo, e a Arquidiocese de Porto Velho contará com a ajuda da Diocese de Nazaré.
A missa de envio acontecerá no próximo sábado, 18 de setembro, data em que se comemoram cinco anos da posse canônica de Dom Francisco Lucena como bispo diocesano da Igreja Particular de Nazaré. A celebração será realizada, às 19h, na Catedral Diocesana, em Nazaré da Mata-PE. A transmissão pode ser acompanhada pelas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora da Conceição: Facebook e Youtube.