Representantes da Pastoral da Criança, Vicentinos, Cáritas e vários outros movimentos e pastorais sociais participaram, no dia 21 de janeiro de 2023 (sábado), do Encontro Diocesano sobre a Campanha da Fraternidade 2023 (CF 2023), que tem como tema: “Fraternidade e Fome” e lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). O evento aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE, das 08h30 às 12h, e foi assessorado pelo padre Aluísio Ramos (Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Orobó-PE).
Em convite encaminhado às paróquias, áreas e setor pastoral, a Coordenação Diocesana das Campanhas da Igreja Católica, coordenada pelos diáconos Elias Jordan e João Claudino, revela o objetivo de “refletir sobre a proposta da CF 2023, da Igreja no Brasil, promovida pela CNBB, e os impactos da fome no cenário nacional. E, a partir disso, identificar alternativas de como o cristianismo pode contribuir para o processo de formação integral do indivíduo, a nível humano, social e cultural”.
Em sua explanação, padre Aluísio falou sobre os desdobramentos da fome e seus impactos na educação, religião e em outros âmbitos. O pontapé inicial foi a redescoberta do “múnus sacerdotal, profético e real” (tríplice missão do leigo) e, a partir disso, o contato com a Palavra, com a liturgia e a caridade.
“Para falarmos de fome, é preciso relembrar nosso compromisso, configurados à pessoa de Cristo, assumido desde o nosso batismo”, disse o diácono Elias Jordan.
A proposta, segundo a coordenação diocesana, é desenvolver um trabalho, na Igreja Particular de Nazaré, que não fique só no período quaresmal, mas que aconteça ao longo de todo o ano e que tenha seu encerramento no último domingo do Tempo Comum, no qual se celebra o Dia Mundial dos Pobres, antes da Solenidade de Cristo Rei.