Na noite desta terça-feira, 10 de maio de 2022, o bispo da Diocese de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, e os demais bispos do Regional NE2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) viajam para Roma, na Itália, para participar da visita Ad Limina Apostolorum, no Vaticano, que acontece de 11 a 21 deste mês.
Durante a visita, que foi adiada de 2020 para este ano por causa da pandemia de Covid-19, o grupo – composto por 20 bispos e 1 administrador diocesano dos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte – participará de reuniões e encontros em diversos Dicastérios. No dia 20/05, haverá uma audiência do episcopado do Regional NE2 com o Papa Francisco, às 10h30 (horário de Roma).
Sobre este momento histórico e tão importante para a Igreja Particular de Nazaré, Dom Lucena afirma que está unido, em comunhão, com o Sucessor de Pedro, o Papa Francisco. Neste período em que estará ausente, o bispo diocesano pede ao clero e a todas as comunidades paroquiais da diocese que estejam rezando pelo êxito da visita Ad Limina.
Sobre a visita Ad Limina
A visita Ad Limina é um ato que todo bispo cumpre, a cada cinco anos, para o bem de sua diocese e de toda a Igreja, objetivando a unidade com o Sucessor de Pedro e entre os bispos do próprio regional.
É um momento forte para a vida e o ministério pastoral dos bispos, bem como para suas respectivas (arqui)dioceses; uma oportunidade de fortalecer a dimensão da colegialidade episcopal, sobretudo neste tempo de vivência e preparação para o Sínodo dos Bispos.
Consta no Código de Direito Canônico (CDC) que “o Bispo Diocesano vá à Roma no ano em que está obrigado a apresentar o relatório ao Sumo Pontífice […], a fim de venerar os sepulcros dos Bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e apresente-se ao Romano Pontífice” (Cân 400).
Durante a visita, os bispos irão celebrar nas quatro Basílicas Papais, às 07h30 (horário de Roma): Basílica de São Pedro (Basilica di San Pietro) – 16/05, Basílica de São João de Latrão (Basilica di San Giovanni in Laterano) – 17/05, Basílica de Santa Maria Maior (Basilica di Santa Maria Maggiore) – 18/05 e Basílica de São Paulo Extramuros (Basilica di San Paolo Fuori La Mura) – 19/05. Na sequência, segue-se a programação dos dicastérios.
Na ocasião, conforme expresso no CDC, cada bispo deve apresentar ao Pontífice um relatório sobre a situação de sua (arqui)diocese. Não se trata, especificamente, de uma prestação de contas, mas um material expositivo acerca da conjuntura de cada igreja local.
Cân 399 – § 1. O Bispo Diocesano está obrigado a apresentar, de cinco em cinco anos, um relatório ao Sumo Pontífice sobre o estado da diocese que lhe está confiada, segundo a forma e o tempo determinados pela Sé Apostólica.