Todo o clero de Nazaré esteve reunido na manhã de ontem, 11 de junho, no Centro Pastoral, em Carpina-PE. Na primeira pauta do dia, o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, falou de sua participação no encontro que congregou lideranças mundiais da Renovação Carismática Católica (RCC) no Vaticano, no período de 06 a 09 de junho, para o lançamento oficial do CHARIS.
Desejado pelo Papa Francisco, CHARIS (Catholic Charismatic Renewal International Service) marca uma nova etapa para a RCC, como corrente de graça no coração da Igreja. Trata-se de um serviço de comunhão entre todas as realidades inerentes à Renovação Carismática Católica que, no mundo, “conta atualmente com mais de 120 milhões de católicos que vivem a experiência de uma nova efusão do Espírito Santo em grupos de oração, comunidades, escolas de evangelização, redes de comunicação e ministérios”.
O CHARIS é chamado a servir todas as expressões dessa “corrente de graça”. Seus estatutos entraram em vigor no dia 9 de junho de 2019, na Solenidade de Pentecostes. Nesse mesmo dia, a Fraternidade Católica de Comunidades Carismáticas de Aliança (conhecida como Catholic Fraternity) e o ICCRS (International Catholic Charismatic Renewal Services) deixaram de existir. É necessário ressaltar, contudo, que CHARIS não representa uma junção desses dois organismos, mas um serviço novo que inaugura uma nova etapa para a Renovação Carismática Católica Internacional.
Na sequência, o Bispo recordou algumas datas e eventos importantes para este mês de junho, dentre eles a celebração de Corpus Christi, no próximo dia 20, orientando os sacerdotes a motivarem os fiéis a bem participarem das atividades que marcam esta solenidade: confecção dos tradicionais tapetes e adoração pública ao Corpo e Sangue de Cristo, através da celebração eucarística e da procissão com Santíssimo pelas principais ruas da cidade. Dom Lucena citou, ainda, seu desejo urgente em pensar novos passos para avançar na dimensão da formação catequética no tocante aos sacramentos da iniciação cristã. Foi agendada, inclusive, para este fim, uma reunião com os membros da comissão diocesana bíblico-catequética.
Posteriormente, foi aberto um espaço para que o Padre Simeão Dantas, responsável pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), pudesse apresentar as iniciativas já tomadas para a criação dos Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPA’s) e os preparativos para a Semana Missionária Diocesana, no período de 21 a 28 de julho.
A formação para os COMIPAs já aconteceu em todas as Regiões Pastorais nos últimos meses. O encaminhamento para as próximas formações é o estudo do doc. 108 “Missão e cooperação missionária”, a ser realizado pela equipe responsável em todas as paróquias, com as pessoas que integrarão o Conselho Missionário. Para este, sugere-se a escolha de pessoas particularmente sensíveis à ação missionária, especialmente lideranças de movimentos, serviços e pastorais.
A última pauta da reunião do clero foi sobre contabilidade. O objetivo foi avaliar o andamento do sistema financeiro implantado em todas as paróquias da Diocese. O primeiro momento foi dirigido pela consultora Sanete Felix (Visão Legal), que apresentou o resultado de uma pesquisa de satisfação que foi encaminhada às paróquias; e depois pelo contador da Diocese de Nazaré, Jailson Gomes, que teceu considerações sobre o equilíbrio contábil e a adequada utilização do sistema, para uma eficaz prestação de contas pelas comunidades paroquiais.
* Com informações do Vatican News