O I Seminário Diocesano de Educação e Cultura reuniu representantes de 30 paróquias e educadores de diversas cidades, instituições de ensino e secretarias municipais da Diocese de Nazaré-PE, numa manhã de reflexão e partilha acerca do seguinte tema: “Educação e Cultura como processo construtivo para uma sociedade altruísta”. A abordagem foi feita pela professora Maria do Carmo Barbosa de Melo (Doutora em Educação da Universidade de Pernambuco – UPE).
O objetivo foi refletir e elaborar uma proposta coletiva de Educação e Cultura para a Igreja Particular de Nazaré, tendo em vista as realidades humanas da atualidade (progressos e retrocessos), visando identificar alternativas de como o cristianismo pode contribuir para o processo formação integral do indivíduo, a nível educacional e cultural.
O encontro foi organizado pela Comissão Diocesana de Educação e Cultura, coordenada pelo padre José Ramos da Silva. Integram, também, a referida comissão: Pe. Marcos Henrique (assessor eclesiástico diocesano da Pastoral Universitária), Pe. Luiz Jorge de Carvalho (assessor eclesiástico diocesano da Pastoral Escolar), Diác. Elias Jordan Travassos (referencial para a Pastoral da Pessoa com Deficiência), Maria José da Silva Lopes (diretora presidente do Crefas), Ana Lúcia Amorim (Pastoral Escolar – Carmo Limoeiro), Marinês Rodrigues (Pastoral Escolar – Carmo Limoeiro).
Participaram do evento representações de 22 cidades, da pastoral escolar de algumas paróquias, secretarias de educação de alguns municípios, instituições de ensino católicas (Salesiano, Regina Coeli, N. Sra. do Amparo), faculdades/universidades (UPE – Nazaré da Mata, PROEC – UPE, FACET – Timbaúba, FACAL – Limoeiro – esta última representada por sua presidente, Matilde Marques), Comissão Pastoral da Terra – CPT, Centro de Referência da Criança e Adolescente Surdos (Crefas), Instituto Padre Luis Cecchin, Sociedade São Vicente de Paulo.
A abertura foi feita pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que conduziu uma oração inicial e dirigiu algumas palavras aos presentes. “A participação de todos possibilitará a elaboração de uma proposta de Educação e Cultura. Os desafios da articulação existem. Contudo, estamos aqui para vencê-los. […] Hoje é necessário unir esforços para alcançar uma aliança educacional ampla, a fim de formar pessoas maduras, capazes de reconstruir o tecido relacional e criar uma humanidade mais fraterna”, disse.
Em seguida, o coordenador da Comissão Diocesana de Educação e Cultura, padre José Ramos, trouxe uma breve reflexão sobre a escassa representatividade da fé, atualmente, nas escolas e universidades, que são, inclusive, tradição da Igreja, fundadas pela Igreja Católica. “A Igreja é mestra na educação, na formação e na transmissão do conhecimento. Estamos aqui para elaborar uma proposta de ação para 2023, com a finalidade de unir esforços para pensar como o cristianismo e a educação podem dialogar”, explicou.
A temática do encontro foi explanada pela professora Maria do Carmo Barbosa de Melo (Doutora em Educação da Universidade de Pernambuco – UPE). Em sua colocação, ela parabenizou a iniciativa da Diocese de Nazaré em estreitar a relação entre Igreja e Universidade/Escola. “Pautada nos verdadeiros fundamentos do cristianismo, a educação cristã tem a missão de transformar realidades e libertar vidas”, falou.
E evidenciou: “Toda proposta de educação é também uma proposta de valores, de culturas, de um tipo de ser humano e de sociedade. […] A educação é um processo de formação cidadã, ética e amorosa, que deve favorecer a diversidade, equidade, inclusão, e essencialismo de cada cultura, a fim de construir uma sociedade altruísta.
Na sequência, o diretor da UPE – Campus Mata Norte, em Nazaré da Mata-PE, João Allyson, que também participou do encontro, expressou sua inquietação em criar meios para que o conhecimento científico saia da universidade e possa alcançar outros espaços de educação formal e informal. “É preciso pensar ações concretas que posam reverberar nas paróquias, comunidades bairros. A UPE está de portas abertas para receber a todos, acolher essas ações e estreitar os lanços entre Igreja e Universidade/Educação”, firmou um compromisso.
Representando o pró-reitor de Extensão e Cultura da UPE, professor Luiz Alberto, estava a coordenadora de Cultura do Programa de Extensão e Cultura da UPE (PROEC), Andréa Bandeira. Ela afirmou que o Prof. Luiz Alberto tem uma dívida com a Diocese de Nazaré, que tem ajudado no avanço do programa de acesso à universidade (PREVUPE), e asseverou que a pró-reitoria vai garantir esse encontro entre as duas instituições. Leia mais sobre o convênio DIOCESE DE NAZARÉ – UPE.
Após pausa para o lanche, houve um momento de reflexão em grupos para responder a duas proposições:
- A partir da palestra e da sua experiência, enumere itens que devem compor a proposta de educação e cultura para a Diocese de Nazaré.
- Sugestões para mobilizar, animar e estruturar essa proposta.
Ao final, os cinco grupos entregaram as folhas de resposta e receberam, cada um, uma ficha a ser preenchida e enviada, digitalizada, ao e-mail do Pe. José Ramos ([email protected]), que agradeceu a presença e participação de todos neste momento tão importante de discussão e projeção de ações para 2023, referente à Comissão de Educação e Cultura da Diocese de Nazaré.
Foi informado, ainda, que o I Encontro Diocesano da Pastoral da Pessoa com Deficiência acontecerá em nova data, no início do próximo ano, ainda a ser divulgada. Serão duas representações por paróquia, área e setor pastoral, com a abordagem do tema: “A pessoa com deficiência e sua inclusão na vida da Igreja”.