Muitas dioceses do Brasil celebraram o Dia Nacional da Juventude (DNJ) durante o mês de outubro. Na Diocese de Nazaré, o DNJ será comemorado no próximo domingo, 24 de novembro, na Paróquia Santa Teresinha, em Cumaru-PE. Esse é um evento realizado em todo o país, com jovens de todas as expressões e carismas, para discutir algumas temáticas e realizar atividades que ajudem a pensar e fomentar o protagonismo juvenil na evangelização.
Neste ano, o tema proposto é “Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização do amor” e o lema “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10), em total consonância com a Campanha da Fraternidade 2019: “Fraternidade e Políticas Públicas”, cujo lema foi “Serás libertado pelo direito e pela Justiça” (Is 1,27).
Para o bispo de Valença (RJ) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Nelson Francelino, os grupos jovens são chamados a ser portadores de uma profecia “diante da sociedade cada vez mais perdida em assuntos humanitários”. “Desejo que cada (Arqui)diocese do Brasil possa experimentar e promover o protagonismo juvenil na construção de uma Igreja em saída, chamada à civilização amor, propondo o Evangelho da Alegria!”, enfatizou Dom Nelson.
O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Nesse sentido, todos os anos se organiza um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país, todos os anos, no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada. Mas as dioceses têm liberdade de definir a melhor data para a celebração.
O bispo diocesano de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, reforça o convite para que todos os jovens participem do DNJ 2019, em Cumaru: “Esse será um momento de graça. Coragem, juventude! Não tenham medo! Avante! Caminhemos! Não fiquemos pelo caminho! Jesus abraçará a todos e a todas, a nossa querida juventude diocesana”, encorajou.
O vigário geral da Diocese de Nazaré, padre Antônio Inácio, que será o presidente da Santa Missa no DNJ, convida todas as expressões juvenis a celebrarem este dia, retomando a euforia e a alegria do Mês Missionário Extraordinário: “O Papa nos ensina que o batizado é enviado. Então, a juventude também é enviada para ser anunciadora, propagadora da Boa Nova. Como São João Paulo II já dizia: ‘A Igreja só será jovem, quando os jovens forem Igreja’”, recordou.
O evento contará com momentos de louvor, apresentações culturais, Missa, pregação e shows. Confira a programação completa:
PROGRAMAÇÃO DNJ 2019:
08h00: Concentração ao lado do Estádio Municipal
08h30: Saída do Arrastão
09h30: Show de Acolhida – Ministério Filhos da Luz de Carpina
10h00: Pregação – Padre Diego Roberto
11h00: Missa – Padre Antônio Inácio / Animação: Ministério Louvor e Adoração de Cumaru
12h30: Almoço
13h30: Adoração ao Santíssimo Sacramento
14h15: Momento Cultural
14h45: Show Final – Banda São Francisco
16h00: Encerramento
* Com informações do site: Jovens Conectados