O mês de junho, na Diocese de Nazaré, começa com uma programação especial em duas paróquias dedicadas a Santo Antônio, uma na cidade de Carpina e outra em Tracunhaém. Nos dois lugares, a trezena já é tradição e anima os fiéis das referidas comunidades neste período junino.
São dias de oração, comunhão e celebração; oportunidade, inclusive, de vivenciar um retiro espiritual nestes tempos ainda difíceis. As demais paróquias e comunidades da diocese costumam realizar tríduos ou mesmo a celebração própria no dia do santo.
Em Carpina, a Trezena deste ano tem como tema: “Com Santo Antônio, no caminho de uma Igreja sinodal”, em consonância com o Sínodo dos Bispos 2023.
“É desejo do Papa Francisco a vivência da sinodalidade – caminhar juntos – na unidade de todos os cristãos, como Igreja, assim como o Cristo e o Pai que são um. Portanto, vamos celebrar e aprofundar o sentido do nosso caminho juntos, no desejo de viver o hoje da Igreja”, escreveu o padre José Raimundo (pároco) em mensagem aos seus paroquianos.
Diariamente, há trezena às 19h e santa missa às 19h30. No dia da festa (13/06/22), a programação acontece da seguinte maneira: 06h – Repique festivo dos sinos; 10h – Missa solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena; 16h – Missa de encerramento presidida pelo padre José Raimundo, seguida de procissão com a imagem do santo pelas principais ruas do bairro.
Acompanhe todos os momentos pelas redes sociais da paróquia: Facebook, Youtube e Instagram.
Em Tracunhaém, a festividade tem como tema “Pão em todas as mesas”, e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitadosentre eles” (At 2,46), em unidade com o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), previsto para o período de 11 a 15 de novembro de 2022, na Arquidiocese de Olinda e Recife.
“Fazemos votos de que a festa do nosso padroeiro desperte em nós o desejo sincero de que nunca deixemos que falte em nossos lares o Pão Eucarístico e a Palavra de Deus”, desejou o padre Vanderlan Mendes (administrador paroquial) em convite aos seus paroquianos.
Durante os dias de semana, até o sábado, o programa conta com Ofício de Santo Antônio às 06h45, celebração eucarística às 07h e trezena às 19h. No dia 05/06, domingo, haverá santa missa às 06h; em seguida, às 07h, café da manhã e, depois, a 8ª Caminhada de Santo Antônio à Serra de Trapuá (após a chegada, bênção do Santíssimo Sacramento). No dia 12/06, domingo, celebração às 07h, carreata dos motoristas às 18h e trezena às 19h.
No dia da festa (13/06/22): 05h – alvorada festiva com repique dos sinos; 10h – missa solene presidida pelo padre Gemerson Ferreira (com bênção e distribuição dos pães); 16h – celebração eucarística de encerramento presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Em seguida, procissão com a venerável imagem de Santo Antônio pelas principais ruas da cidade.
Acompanhe todos os momentos pelas redes sociais da paróquia: Facebook e Instagram.