A Coordenação Diocesana de Pastoral realizou, na manhã deste domingo, 20 de outubro, uma miniassembleia que reuniu representantes de movimentos, comunidades de vida, escolas católicas e obras sociais. Foram 110 participantes. O encontro aconteceu no auditório do Centro Pastoral, em Carpina-PE, e contou com a presença do bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.
Em sua mensagem de abertura, Dom Lucena incentivou os participantes, particularmente as novas comunidades, a estarem sempre em sintonia com as atividades da paróquia onde estão inseridos, e a se envolverem ativamente nesse processo de sinodalidade, que valoriza a escuta e o diálogo para uma Igreja onde todos são chamados a “caminhar juntos”. O objetivo, destacou, é repensar as estruturas e planejar novas linhas de ação para os próximos quatro anos, a partir das Novas Diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023) e da realidade diocesana.
Após a fala do bispo diocesano, houve um momento de oração com a Irmã Andréa Bispo (Religiosa da Instrução Cristã). Em seguida, o coordenador diocesano de pastoral, padre Pedro Nascimento, apresentou alguns tópicos relativos às Diretrizes da CNBB, enfocando questões ligadas à missionariedade, globalização, cultura urbana e iniciação à vida cristã.
Posteriormente, os participantes foram divididos em grupos para responderem as mesmas questões que estão sendo usadas nas assembleias paroquiais e regionais. Cada grupo partilhou suas experiências e sugestões para a etapa diocesana. Terminada a plenária, dois leigos foram eleitos para representar todos esses segmentos durante a Assembleia Diocesana de Pastoral: Marcos Júnior (Paudalho) e Emílio Jorge (Goiana).
A 19ª Assembleia Diocesana de Pastoral acontecerá nos dias 08 e 09 de novembro, no Centro Diocesano de Pastoral – CDP, em Carpina/PE, com o tema: “Igreja, somos todos a caminho”, e lema: “Prepara-te e vai” (At 8,26). O assessor será o bispo de Cajazeiras/PB, Dom Francisco Sales. Na ocasião, será elaborado o Plano Diocesano de Pastoral para o quadriênio 2020-2023.
Durante esta miniassembleia, os participantes fizeram a solicitação de que momentos como esse fossem mais recorrentes, não apenas às vésperas da assembleia, justamente para se criar espaços continuados de partilha, avaliação e planejamento, com a finalidade de rever e alinhar certas questões na caminhada diocesana, no tocante à dimensão da comunhão missionária.