Na manhã da Quinta-feira Santa, 18, o Bispo Diocesano, Dom Francisco Lucena, esteve reunido com toda a comunidade diocesana de Nazaré para a bênção dos Santos óleos e para a renovação das promessas sacerdotais assumidas, por cada sacerdote, no dia da ordenação. Nesta Celebração, além de renovarem o seu compromisso para com o povo de Deus, o Bispo e os presbíteros abençoam os óleos que serão usados nos diversos sacramentos: óleo dos Catecúmenos (usado no Batismo), óleo da Unção dos Enfermos e o óleo do Crisma (utilizado no Sacramento da Confirmação).
Diáconos, religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, seminaristas e fiéis em geral também participaram da Missa do Crisma, que aconteceu, às 08h, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata – PE. Eis o dia da Eucaristia e do Sacerdote! O dia, por excelência, da festa do presbitério e de cada sacerdote, em que se celebra a totalidade do Corpo de Cristo, a Igreja.
Durante sua homilia, Dom Lucena recordou a essência da vocação sacerdotal: “É nossa vocação ser ponte, unindo a comunidade; padres próximos, que falam com todos; padres de estrada, que avançam no caminho da santidade. O padre é chamado a ser servidor da comunidade, a fim de tornar Jesus presente na vida da humanidade, sobretudo dos mais necessitados”, pontuou. E citou, ainda, as palavras do Papa Francisco, ao fazer um apelo para que os sacerdotes se dediquem ao Sacramento da Confissão, com o objetivo de revelarem a ternura do Bom Pastor.
Após a homilia, foi realizado o rito de renovação das promessas sacerdotais. “Renovemos, nesse momento, com bastante alegria, o nosso SIM ao chamamento do Senhor”, motivou o pastor diocesano. E em seguida, deu-se início a Liturgia Eucarística, com a apresentação dos dons e dos santos óleos, que foram trazidos, em procissão, perante o Altar do Senhor, na seguinte ordem: os perfumes, óleo dos catecúmenos, óleo dos enfermos e óleo do crisma, bem como o pão e o vinho para a celebração eucarística.
Antes da comunhão, foi realizada a bênção do óleo dos enfermos. E depois da comunhão, foram abençoados o óleo dos catecúmenos e do crisma. Nesse momento, o Bispo, cercado pelos presbíteros, procedeu a benção dos referidos óleos.
Nos últimos avisos, Dom Lucena reforçou o convite à assembleia para a ordenação presbiteral de seis diáconos transitórios, e sinalizou que algumas nomeações serão feitas em breve. A cerimônia de ordenação acontecerá no dia 11 de maio, sábado, às 19h, na Catedral Diocesana, em Nazaré da Mata. Antes da bênção final, todos os padres, um a um, apresentaram-se diante do povo de Deus, informando o seu nome e a paróquia em que atuam.