O Setor Pastoral Nossa Senhora do Rosário, no povoado de Angélicas, em Vicência-PE, ganhou, no último sábado (21), 13 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESCs). A celebração de investidura aconteceu, às 19h, na igreja local, e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. O padre Josevaldo Firmino (vigário paroquial) concelebrou a eucaristia.
“Uma benção, um momento grandioso! Poder servir me faz sentir mais cristã”, partilhou a nova ministra Isabela de Araújo.
Recordando a preparação para o Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá no ano de 2022, na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE), o padre Josevaldo também expressou sua alegria e gratidão por esse momento: “Esse é um momento festivo e histórico para o nosso setor pastoral, na investidura 13 novos ministros da eucaristia, que dão o seu sim para o serviço do Reino de Deus, juntamente com mais cinco que tínhamos em nosso setor, somando um total de 18 MESCs”.
Esse é o segundo grupo de novos ministros extraordinários instituídos para a Diocese de Nazaré. A primeira cerimônia foi realizada no dia 1º de agosto, na Paróquia São Sebastião, em Surubim-PE, em missa também presidida por Dom Francisco Lucena e concelebrada pelo padre Severino Correia (pároco). Na ocasião, houve a investidura de oito novos MESCs.
A necessidade de renovar o quadro de ministros nas comunidades paroquiais surgiu em decorrência das circunstâncias impostas pela pandemia da Covid-19, uma vez que muitos ministros, já idosos, integram o grupo de risco e não têm condições de realizar as visitas aos enfermos neste tempo. O curso preparatório aconteceu no período de maio a julho, nas próprias paróquias, em dois sábados, das 08h às 16h, e foi ministrado por seminaristas, diáconos, padres e membros da Comissão Diocesana dos MESCs.
Cada ministro extraordinário receberá, a partir de agora, tanto os antigos como os novos, um cartão de identificação e um manual, elaborado pela comissão diocesana, para auxiliar os ministros nas visitas aos enfermos, celebração das exéquias e com uma série de outras instruções, contando também com sugestões de músicas e orações.
No ano passado, foi realizado, pela equipe diocesana dos MESCs, um recadastramento a nível diocesano de todos os ministros, que inclui o nome, cidade, paróquia e quantitativo por região pastoral. Até então, havia 1.717 ministros extraordinários da comunhão eucarística em atividade na Diocese de Nazaré. Esse número vai crescer a partir de agora, tendo em vista o conferimento do ministério a novos grupos em cada paróquia.
A próxima missa de investidura está marcada para o dia 27 de agosto, sexta-feira, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Orobó-PE.
Imagem de capa: Pascom Angélicas