A Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos, em Goiana-PE, foi reaberta na noite da última sexta-feira, 22 de abril de 2022, às 19h, em missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Participaram da celebração os padres José Edson (pároco), Magno Anacleto (vigário paroquial), alguns presbíteros e diáconos do clero diocesano, o prefeito da cidade, Eduardo Honório Carneiro, o vice-prefeito José Fernando Veloso, a deputada estadual Kátia Cunha, outras autoridades constituídas e uma multidão de fiéis.
“Queremos louvar e agradecer a bondade de Deus, sinalizada na restauração desta Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos, a segunda igreja de Goiana que nós reinauguramos, totalmente restaurada. Templo dedicado a Deus pelas mãos de Maria. Hoje é dia de júbilo, de alegria; é Páscoa. Cristo vive!”, disse Dom Lucena no início de sua homilia.
Construída em 1681, a igreja estava de portas fechadas há dez anos, em virtude de seu delicado estado de degradação, e passou por uma grande reforma que teve início no ano passado (2021). Foi feita a restauração do assoalho, piso, telhado e forro; portas e paredes foram pintadas com as cores originais. O altar principal, folheado a ouro, onde está a imagem de Nossa Senhora do Amparo, também voltou a ter os traços da construção originária.
Tudo isso foi feito foi graças à contribuição de dizimistas, fiéis, colaboradores e da prefeitura de Goiana. Os trabalhos foram orientados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Patrimônio histórico e religioso, a Igreja do Amparo, de estilo barroco, localizada na Praça da Bandeira, no centro de Goiana, foi tombada pelo IPHAN no ano de 1938. A cidade conta, ao todo, com nove igrejas tombadas pelo referido instituto.
Na ocasião, o padre José Edson, na alegria de entregar mais este patrimônio à população católica de Goiana, externou sua gratidão a todos os que contribuíram com esta restauração, especialmente a Carlos Ishigami e Sandra Ishigami, que coordenaram a obra, e aos funcionários que nela trabalharam. “Agradecemos muito a todos que colaboraram conosco, que participaram, que aqui trabalharam. Agradeço muito, em nome de todo o povo de Goiana, à Diocese de Nazaré, na pessoa do senhor bispo diocesano”, disse.
Ao final da celebração, o bispo diocesano abençoou o Sacrário, local onde são guardadas as sagradas espécies para os momentos de adoração e a comunhão dos fiéis. “Em quase todas as aparições, Jesus fez refeição com seus discípulos, numa alusão direta à eucaristia, à memória da ceia; numa referencia direta ao fato de comungar com ele. Fato que liga a restauração desta igreja para a celebração da eucaristia. Jesus é o nosso alimento; e aqui voltamos a celebrar”, refletiu o bispo diocesano em sua homilia, traçando um paralelo entre a liturgia da palavra e a reabertura da igreja restaurada.
A partir de agora, com a Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos reaberta, serão celebradas missas todas as quintas-feiras, às 12h.
Fotos: Pascom Goiana