Na noite de ontem, terça-feira, 26 de março, alunos e colaboradores do Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), juntamente com a comunidade paroquial de Limoeiro, reuniram-se na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo para participar da Missa Solene “In Memorian” ao Pe. Luis Cecchin, pelo 9º ano de seu falecimento.
A Eucaristia foi presidida pelo vigário de Nossa Senhora do Carmo, Padre Antônio, e concelebrada pelo Padre Osmair Callazziol (pároco), e encerrou a programação especial que foi organizada para rememorar a vida e a missão do padre Cecchin. Amigos e benfeitores italianos – representantes da AVATeM (Associação que reúne padrinhos e madrinhas para ajudar o IPLC) – participaram de todas as atividades realizadas ao longo da semana.
Durante a Celebração, expôs-se o profundo sentimento de gratidão a Deus por todo o legado deixado pelo Pe. Luis. Crianças, adolescentes, jovens, famílias, agricultores, doentes, idosos, todos foram alcançados por seu ímpeto missionário. E a grande Obra do Centro de Formação, hoje Instituto Padre Luis Cecchin, que já existe há mais de 40 anos, continua a ajudar muitas pessoas (iplclimoeiro.wixsite.com/iplclimoeiro).
Na noite do último sábado, 23 de março, também dentro dessa programação, foi realizada uma caminhada intitulada ‘Romaria do Padre Luis’, que saiu da Praça da Bandeira e percorreu a Rua da Alegria em direção à Matriz de São Sebastião, onde está sepultado o corpo do padre Luis Cecchin. As três paróquias participaram da caminhada, que foi concluída com a Celebração Eucarística, presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Nazaré, Pe. Antônio Inácio, e concelebrada pelos padres José Raimundo (pároco de São Sebastião), José Falcão (vigário de São Sebastião), Elias Roque (pároco de Nossa Senhora da Apresentação), além do Pe. Osmair Callazziol e Pe. Antônio (Nossa Senhora do Carmo).
Quem também marcou presença na romaria e concelebrou a Eucaristia foi o Monsenhor Máximo, que está no Brasil desde setembro do ano passado a serviço da Nunciatura Apostólica. Sua diocese de origem, Treviso, é a mesma do Padre Luís Cecchin, com quem já teve a oportunidade de celebrar. “Eu tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Padre Luis Cecchin, porque trabalhei na sua paróquia de nascimento. E no último domingo em que celebrei na paróquia, ele concelebrou comigo, porque havia ido à Itália para um período de descanso”, relatou. Monsenhor Máximo foi convidado pelo Instituto para visitar Limoeiro e conhecer os trabalhos que são desenvolvidos pela entidade.
A programação contou, ainda, com outras duas celebrações, na quinta-feira, 21 de março, na Paróquia de São Sebastião, para crianças, adolescentes, jovens e colaboradores do IPLC. A primeira, pela manhã, foi presidida pelo Bispo Emérito, Dom Severino Batista de França; e a segunda pelo Pe. Osmair Collaziol.