A festa de Nossa Senhora Auxiliadora foi celebrada, na última sexta-feira, 24 de maio, num clima de muita alegria e oração. Na matriz de São José do Carpina, a celebração festiva contou com a participação dos fiéis da referida comunidade paroquial, bem como dos familiares dos 12 candidatos ao diaconato permanente, que receberam, na ocasião, o ministério do leitorado.
O bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, presidiu a Celebração Eucarística, acompanhado de um bom número de sacerdotes e diáconos do clero diocesano de Nazaré. Entre os concelebrantes estavam: Pe. Laércio, pároco de São José e diretor da comunidade salesiana em Carpina; Pe. Antônio Inácio, Vigário Geral da Diocese de Nazaré; Pe. Marisaldo Barbosa, pároco de Santo Antônio do Carpina; Diácono Otacílio, diácono permanente e diretor da Escola Diaconal São Lourenço Mártir.
Logo no início da celebração, que começou às 19h, realizou-se a apresentação do clero presente e dos candidatos que receberam o ministério do leitorado: Aguinaldo Francisco da Silva, Daniel Cosmo de Arruda Silva, José Carlos de Freitas Paula, José Ferreira da Silva, João Júlio Barreto Filho, Marcelo Barbosa de Pontes, Marcos Agostinho dos Santos, Marco Antônio da C. Barbosa, Nedson Ximenes dos Santos Júnior, Paulo G. Vasconcelos Silva, Reinaldo Severino Marinho, Severino Ramos da Silva Santos.
Para o candidato Severino Ramos da Silva, da Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Itambé-PE, este primeiro passo rumo à ordenação diaconal foi uma grande graça, alcançada por intermédio da Mãe Auxiliadora. “Foi-me conferido o Ministério de Leitor, e eu só tenho a agradecer a Deus, ao apoio da minha família e aos padres que me indicaram e cuidaram da minha vocação; incentivando-me e orientando-me acerca do verdadeiro sentido do serviço da palavra, caridade e unidade do povo de Deus, seguindo o exemplo de Jesus para ser servo de todos”, expressou.
Em sua homilia, Dom Lucena expressou sua felicidade pelo tempo de graça vocacional que vive a Diocese de Nazaré, recordando as últimas ordenações diaconais transitórias, presbiterais, e esta que marca as celebrações que culminarão com a ordenação dos 12 novos diáconos permanentes.
A liturgia proclamada nos apresentou um trecho das leituras da Rainha Ester, aquela que intercedeu ao seu rei pela sua vida e pela vida de seu povo; e do evangelho Lucas, que narra a intercessão de Maria nas Bodas de Caná, favorecendo o primeiro milagre da vida pública de Jesus.
Em suas palavras, Dom Francisco exortou os presentes a se espelharem na vida dessas duas mulheres que colocaram a sua fé a serviço do seu povo e não tiveram medo de interceder por eles. De forma especial para os candidatos ao diaconato, pediu que vissem no exemplo de Maria e de Ester a importância de se viver a fé com coragem e não ter medo de servir aos irmãos e irmãs, buscando cada vez mais ser um melhor discípulo do mestre.
Resgatou, ainda, a história da devoção à Virgem Maria com o título de Auxiliadora dos Cristãos, e como Dom Bosco foi um dos maiores influenciadores na propagação dessa devoção, fazendo chegar também às terras da nossa diocese esse carinho e amor à patrona da Família Salesiana.
Por fim, nos convidou a confiar sempre no amor maternal de Maria e a lembrar sempre o exemplo dela e de Ester, que através da sua intercessão ofereceram ao povo de Deus nova vida, novo vinho e nova missão.
Após a conclusão da celebração eucarística, os fiéis devotos de Maria Auxiliadora, acompanhados pelo bispo diocesano e parte do clero, saíram em procissão com as imagens de Nossa Senhora Auxiliadora e de São João Bosco pelas ruas do centro da cidade de Carpina.