Na data em que se comemora a Natividade de Nossa Senhora, dia 08 de setembro (sexta-feira), também dia votivo a São João Calábria, os paroquianos de Nossa Senhora do Carmo e limoeirenses em geral, com grande devoção, tiveram a honra de receber a Exposição Itinerante contendo as relíquias de São João Calábria, por ocasião do Jubileu de 150 anos (1873 – 2023) deste que é conhecido como o santo da providência.
Na ocasião, foi celebrada a santa missa na Comunidade São João Calábria, ao lado da Secretaria Paroquial de Nossa Senhora do Carmo, presidida pelo padre Osvaldo Oliveira e concelebrada pelos padres Hermes José Navakoski, Adelmo Cagliari e Antônio Nazzari, todos da Congregação Pobres Servos da Divina Providência (PSDP).
Na homilia, Pe. Osvaldo Oliveira ressaltou a importância de Nossa Senhora e também explicou o que cada relíquia representava. A exposição das relíquias é um marco para os fies e devotos de São João Calábria que, através dos ensinamentos deixados por ele, buscam servir ao próximo e cofiar na Providência Divina.
Durante o final de semana, 9 e 10 de setembro de 2023, a exposição itinerante foi aberta ao público na Matriz do Carmo, onde aconteceram oito celebrações eucarísticas, entre a sexta-feira e o domingo. Estima-se que cerca de três mil pessoas passaram pela igreja matriz nos dias de exposição para visitar e venerar as relíquias.
Durante as missas, diversos episódios da vida de São João Calábria foram destacados, cativando a atenção dos fiéis e deixando todos maravilhados com a riqueza de sua história e espiritualidade.
Na missa de encerramento, presidida pelo Padre Hermes, foi realizada uma coleta de terra que acompanhará as relíquias de São João Calábria em sua jornada. O gesto tocou profundamente os presentes, que sentiram-se representados e abençoados por participar dessa cerimônia especial.
No domingo (10/9), o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, esteve presente na exposição; parabenizou os organizadores e ressaltou a importância da Congregação dos Pobres Servos e Pobres Servas da Divina Providência para a cidade de Limoeiro.
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Limoeiro-PE, é administrada pelos padres Osmair Collazziol, PSDP (pároco) e Antonio Nazzari, PSDP (vigário paroquial); ainda da referida congregação, o padre Adelmo Cagliari, PSDP, é o atual diretor presidente do Instituto Padre Luis Cecchin (IPLC). As Irmãs Pobres Servas da Divina Providência também estão presentes no território diocesano de Nazaré, cooperando com os trabalhos pastorais e sociais na paróquia do Carmo e no IPLC.
Sobre a congregação: fundada aos 26 de novembro de 1907, em Verona – Itália, por São João Calábria, de Direito Pontifício; Delegação Nossa Senhora Aparecida, com sede em Porto Alegre-RS, tendo como carisma: “Reavivar no mundo a fé e a confiança em Deus Pai Providente”.
Com informações do site: pobresservos.org.br
Fotos: Pascom Nossa Senhora do Carmo