A Diocese de Nazaré celebrou, com muita alegria, no dia de ontem, 08 de dezembro, a festa de sua excelsa padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Missas, ofício e carreatas com a imagem da santa marcaram as comemorações da solenidade nas diversas paróquias, capelas e comunidades desta Igreja Particular.
Um espetáculo a parte foram os andores de Nossa Senhora, cheios de criatividade e ornados com belas flores, numa justa homenagem à Virgem Maria neste dia bastante especial para a Igreja e particularmente para os diocesanos de Nazaré.
Na Catedral Diocesana, a missa solene aconteceu às 09h, sob a presidência do bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Alguns padres, seminaristas e um número reduzido de fiéis participaram da celebração, em razão dos protocolos de segurança contra a Covid-19.
“Em um ano de sofrimentos e incertezas, estamos aqui, com os cuidados necessários, celebrando a festa de Nossa Senhora. A virgem Maria é bela, belíssima! A sua beleza está em sua humildade, capaz de abrir espaço a Deus e pronta a colocar-se a serviço dos outros. Que a Virgem Maria seja o modelo de nossas comunidades e de nossa vida”, disse Dom Lucena em suas primeiras palavras durante a homilia.
Sobre a comemoração desta solenidade no tempo do Advento e o papel de Maria na história da salvação, Dom Lucena declarou: “A solenidade de Nossa Senhora da Conceição está colocada liturgicamente em um lugar privilegiado, no tempo litúrgico do advento, ajudando-nos a ver Nossa Senhora no cumprimento da sua missão na história da salvação. Maria se coloca à disposição de Deus e espera que nela seja feita a sua vontade. Ela nos dá o exemplo de como nos deixarmos guiar por Ele. Com o sim dado ao anjo, Maria redime a humanidade do pecado”.
Houve, ainda, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata/PE, missa às 06h, presidida pelo Padre José Nivaldo (pároco), às 12h, presidida pelo Pe. Alex Antônio (vigário paroquial) e às 16h, presidida novamente por Dom Francisco Lucena. Após a missa de encerramento, a imagem da padroeira percorreu, em carreata, algumas ruas da cidade. Ao final, foi dada a bênção do Santíssimo Sacramento.
Outras cinco paróquias da Diocese de Nazaré, também dedicadas a Nossa Senhora da Conceição, encerraram seus novenários em grande júbilo, comemorando a solenidade da Imaculada Conceição: Ferreiros, João Alfredo, Orobó, Passira e Timbaúba.
A programação das festividades seguiu, como de costume, uma linha mais ou menos comum, composta pela oração do ofício, repique de sinos, alvorada festiva, missa solene e de encerramento. O diferencial, neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus, foi a substituição das tradicionais procissões por carreatas ou passeio motorizado com a imagem da santa pelas principais ruas das comunidades.