No dia 29 de outubro de 2020, famílias camponesas da Zona da Mata Norte de Pernambuco, em parceria com a Comissão Pastoral da Terra do Regional Nordeste 2 da CNBB (CPT NE2), realizaram a entrega de 250 cestas de alimentos à população carente do município de Tracunhaém. A distribuição aconteceu em frente à Igreja Matriz e foi auxiliada por movimentos e pastorais da referida comunidade paroquial (Paróquia Santo Antônio).
A ação, que tem o apoio da Diocese de Nazaré (PE) e da Ação por um Mundo Unido (AMU), é mais um dos trabalhos desenvolvidos pela campanha “Partilhando o Pão e a Esperança”, que tem levado alimentos a pessoas que estão sofrendo com os impactos provocados pela pandemia da Covid-19 na Zona da Mata Norte e Agreste de Pernambuco, bem como na Região Metropolitana do Recife.
Macaxeira, batata doce, inhame, jerimum, coentro, massa de mandioca, beiju, banana e limão foram alguns dos alimentos doados por famílias de agricultores beneficiados com a reforma agrária na zona rural da cidade e que no passado recente passavam fome e eram vítimas de preconceito e violência por parte do Estado, porque buscavam a efetivação do direito à terra.
“Nesse momento difícil de pandemia, esse pessoal que trabalhou e lutou para ter sua terra e seu espaço veio aqui para ser solidário, para partilhar conosco sua produção. Como Igreja, a gente se sente muito feliz, porque essa é uma ação realmente cristã, um gesto de generosidade e solidariedade, independente de religião”, frisou o Padre José Ramos, administrador paroquial de Tracunhaém.
Outra cidade da Diocese de Nazaré também beneficiada com o projeto foi Vertente do Lério, agreste pernambucano. O gesto solidário, realizado no dia 29 de setembro, contou com a colaboração da Área Pastoral Nossa Senhora das Victórias. Foram doadas, ao todo, 4 toneladas de alimentos.
A agricultora Maria do Carmo dos Anjos, que levou alimentos produzidos na comunidade rural de Sirigi, em Aliança (PE), comentou que toda a comunidade estava mobilizada para recebê-los. “Vimos a alegria nos rostos das pessoas, agradecendo pela doação. Foi muito bonito!”, disse.
Partilhando o Pão e a Esperança
A campanha é uma realização da CPT NE2, em conjunto com as comunidades camponesas acompanhadas pela Pastoral da Terra na Mata Norte de Pernambuco: Chico Mendes, Nova Canaã e Ismael Felipe, localizadas em Tracunhaém; Dom Helder Câmara, Belo Horizonte e Mariano Sales, em Aliança. Integra, ainda, este grupo a comunidade do Una, formada por antigas famílias posseiras, em Moreno, na Região Metropolitana do Recife.
Com informações dos sites: CPT NE2 e CNBB NE2
Fotos: CPT NE2