As três últimas peregrinações aconteceram, respectivamente, nos seguintes regionais: Nazaré, Limoeiro e Timbaúba.
A Diocese de Nazaré continua celebrando o Jubileu Ordinário de 2025, “Peregrinos de Esperança”, vivenciado pela Igreja Católica Apostólica Romana em todo o mundo. Uma das atividades propostas para este Ano Santo foi a realização de peregrinações às igrejas jubilares. As três últimas peregrinações aconteceram, respectivamente, nas seguintes regiões pastorais: Nazaré, Limoeiro e Timbaúba.
FÉ E ESPERANÇA MARCAM PEREGRINAÇÃO JUBILAR EM NAZARÉ DA MATA
A cidade de Nazaré da Mata foi palco de um profundo momento de espiritualidade e unidade cristã com a realização da peregrinação jubilar no dia 23/03 (domingo). Centenas de fiéis participaram com grande fervor, testemunhando a caminhada de “Peregrinos de Esperança”, tendo a Palavra e a Eucaristia como sustento para suas vidas.
O evento contou com a presença expressiva de representantes de todas as paróquias do Regional Nazaré, que chegaram acompanhados de seus respectivos padres e seminaristas. O ponto de encontro foi a Igreja do Bom Jesus, onde, às 6h30, a multidão se reuniu para iniciar a peregrinação rumo à Catedral, conduzindo a cruz jubilar e a vela (como chama viva da nossa esperança), símbolos centrais das celebrações ao longo deste Ano Santo.
A chegada à Catedral Nossa Senhora da Conceição (igreja jubilar) foi marcada por um caloroso acolhimento do Pe. Pedro Nascimento, pároco local, que recebeu os peregrinos com palavras de encorajamento e bênção. Em seguida, houve a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, e concelebrada por diversos sacerdotes do clero diocesano: Pe. Pedro Francisco e Pe. Maxi Pacifico (Nazaré da Mata), Pe. Francisco Valdemar (Buenos Aires), Pe. João Santana (Vicência), Pe. Ednilzo José (Murupé – Vicência), Pe. Marcos Antonio (Angélicas – Vicência), Pe. Vanduí Bione (Aliança), Pe. Vanderlan da Silva (Tracunhaém) e Pe. Eduardo José (Itaquitinga). Também estavam presentes o diácono Everaldo, ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, coroinhas, seminaristas e religiosos.

“Neste terceiro domingo da Quaresma, celebramos a peregrinação da Região Pastoral Nazaré, neste Ano Jubilar, ‘Peregrinos de Esperança’. Todas as paróquias e os padres presentes; as pastorais e movimentos bem representados. Um momento de graça para a nossa Igreja particular de Nazaré, que está vivenciando esses grandes momentos durante a nossa peregrinação quaresmal. Que sejamos fortalecidos, cheios de fé e de esperança!”, disse o prelado.
Após a missa, os fiéis seguiram em procissão até a sede da instituição musical “5 de Novembro – Revoltosa”, onde puderam desfrutar de um café da manhã comunitário. Logo depois, o Pe. Marcos Antonio conduziu um momento formativo sobre o Jubileu 2025, aprofundando a compreensão sobre este tempo de graça na vida da Igreja. O evento foi encerrado com a Hora Santa e a bênção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo Pe. Valdemar, coordenador da Região Pastoral Nazaré.



Texto de: Andrison Freire (@andrisonfreire)
Fotos: Pascom Nazaré da Mata
REGIÃO PASTORAL LIMOEIRO VIVENCIA PEREGRINAÇÃO NESTE ANO SANTO
Na tarde do terceiro domingo da Quaresma (23/3), a Região Pastoral Limoeiro – que inclui os municípios de Passira (Paróquia Nossa Senhora da Conceição), Salgadinho (Paróquia Nossa Senhora das Dores), Cumaru (Paróquia Santa Teresinha), Feira Nova (Paróquia São José) e Glória do Goitá (Paróquia Nossa Senhora da Glória) – vivenciou a sua peregrinação jubilar. A sede da referida região pastoral, Limoeiro, localiza-se no Agreste Setentrional de Pernambuco e conta com três paróquias em seu território: Nossa Senhora da Apresentação, São Sebastião e Nossa Senhora do Carmo.
Representantes do clero da Diocese de Nazaré, seminaristas e fiéis se concentraram na Praça da Bandeira, no centro da cidade, no início da tarde. A caminhada, celebrando o Jubileu da Esperança, percorreu a Avenida Santo Antônio, a Rua Ernesto Cavalcante e a Rua da Matriz. O desfecho se deu na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (igreja jubilar), onde foi celebrada a santa missa.
Na ocasião, os católicos também se uniram em uma grande corrente de oração em agradecimento pela recuperação de Sua Santidade, o Papa Francisco. O Pontífice estava internado no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, capital da Itália, com quadro de pneumonia bilateral, desde o dia 14 de fevereiro, e recebeu alta no último dia 23 de março, data exata da celebração do Jubileu 2025 na Região Pastoral Limoeiro. Neste mesmo domingo, o Papa realizou sua primeira aparição pública, após a internação, e agradeceu aos cristãos de todos os continentes que rezaram pela sua saúde.

A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, e se estendeu até a noite. As representações das oito paróquias lotaram a Matriz da Apresentação e realizaram um belíssimo momento de fé, renovação espiritual e defesa da paz. Na homilia, o prelado destacou que a Quaresma, período de preparação para a Páscoa do Nosso Senhor Jesus Cristo, é um momento oportuno para renovar a fé e a esperança.
“Com alegria, realizamos esta peregrinação da Região Pastoral Limoeiro, na fé e na esperança da peregrinação anual da Santa Quaresma. A vivência desta Quaresma é enriquecida pela graça do Ano Jubilar dos 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo, o Deus que se humanizou e assumiu a condição humana em tudo, exceto no pecado”, afirmou. Ainda em sua mensagem para os fiéis, o bispo recordou que Deus está sempre de braços abertos para nos acolher. “Deus nunca se cansa de nos perdoar. Somos nós que nos esquecemos de pedir perdão”, disse.
Dom Francisco acrescentou que, entre os dias 28 e 29 de março de 2025 (sexta-feira e sábado), a Diocese de Nazaré, juntamente com as igrejas de todo o mundo, estariam vivenciando a 12ª edição das “24 Horas para o Senhor”, com o tema: “Tu és a minha esperança” (Sl 71,5). Além disso, destacou que as paróquias e áreas pastorais seguem realizando os mutirões de confissão.
“É importante que possamos viver esta Quaresma de um modo diferente, uma Quaresma mais piedosa. E que, no Ano Santo, todos possam cumprir com os frutos da indulgência plenária — a remissão dos pecados para si, para o próximo e para os entes queridos já falecidos. Para receber a indulgência plenária, é preciso fazer uma bela confissão, rezar as intenções do Santo Padre, participar da missa e comungar. Podem também fazer um ato de piedade típico da Quaresma, seja uma via-sacra ou destacar os mistérios dolorosos do Santo Terço. A Quaresma e o Ano Santo representam conversão e mudança de vida”, pontuou.

O coordenador da Região Pastoral Limoeiro e vigário da Paróquia São Sebastião de Limoeiro, padre José Ramos, agradeceu a todas as equipes pela mobilização para a peregrinação deste Ano Santo. “Gratidão é a palavra mais apropriada para todos os padres que se envolveram. Não se faz uma ação como essa sozinho, mas com uma correlação de várias forças, de todo mundo que se mobilizou. Foi um grande movimento, com muita gente, incluindo paroquianos e também os condutores dos transportes. Também houve o impulso das lideranças paroquiais. E está todo mundo feliz aqui, graças a Deus, por participar desta peregrinação”, sublinhou o sacerdote em seu pronunciamento.
O vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, padre Adelmo Cagliari, da congregação dos Pobres Servos da Divina Providência (PSDP), convidou toda a comunidade católica de Limoeiro e região para a celebração dos 15 anos da Páscoa de Padre Luís Cecchin. A missa “In Memoriam” do Servo de Deus aconteceu no dia 26 de março (quarta-feira), às 19h, na Igreja Matriz de São Sebastião, onde se encontram seus restos mortais. A celebração eucarística foi presidida por Dom Francisco Lucena. O processo de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Luís Cecchin teve início em 2024 e, desde então, está mobilizando o clero e fiéis na oração e apuração de testemunhos de fé sobre o padre Luís.



Texto de: Luís Prates (@luisf_prates)
Fotos: Pascom Apresentação (Limoeiro)
PEREGRINOS DO REGIONAL TIMBAÚBA CELEBRAM JUBILEU DA ESPERANÇA
A Região Pastoral Timbaúba realizou, no dia 30 de março de 2025, quarto domingo da Quaresma, a sua peregrinação jubilar. Centenas de fiéis, das sete paróquias que compõem o regional, caminharam pela Rua Doutor Alcebíades, no centro de Timbaúba, rumo à Matriz de N. Sra. das Dores (igreja jubilar), onde aconteceu a santa missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Na sequência, houve um momento de reflexão sobre o Jubileu Ordinário e adoração ao Santíssimo Sacramento.
O vigário da Paróquia Nossa Senhora das Dores e coordenador do Regional Timbaúba, Pe. Júlio César, afirmou que a preparação para o evento foi feita ao longo de meses, resultando em uma programação que uniu celebração e reflexão. Todas as atividades aconteceram na parte da manhã, das 8h às 12h. “Tivemos uma programação intensa em nossa Igreja Matriz das Dores, com missa, palestra, confissão, adoração e bênção do Santíssimo. Esta peregrinação nos recorda a importância da meditação sobre o tema do Ano Jubilar, no qual celebramos os 2025 anos da encarnação do verbo”, disse.
A Região Pastoral Timbaúba é formada por sete paróquias: São Vicente Férrer; Nossa Senhora do Amparo (Macaparana); Nossa Senhora das Dores (Timbaúba); Nossa Senhora da Conceição (Mocós – Timbaúba); Imaculado Coração de Maria (Sapucaia – Timbaúba); Nossa Senhora da Conceição (Ferreiros) e Nossa Senhora do Rosário (Camutanga).



Para o peregrino Natal Mendes, de 58 anos, da Paróquia São Vicente Férrer, o domingo em Timbaúba o fez se sentir mais perto de Deus. “Nós saímos de São Vicente às 7h, e foi muito bom. A gente tem que amar tudo o que Deus ama, por isso que a gente está aqui hoje”, relatou.
Integrante da Comunidade de Jovens Cristãos (CJC), Caio Henrique, de 21 anos, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Timbaúba, contou sobre a experiência de ver as ruas da cidade cheias de peregrinos de toda a região pastoral. “A esperança deste Ano Jubilar que se inicia, junto com a caminhada da Igreja, simboliza muito para nós. Precisamos caminhar juntos, é isso que Cristo quer para nós: a união com todos os irmãos – juntos. Nós somos um movimento, somos uma comunidade”, declarou.

O bispo diocesano recebeu os fiéis ao término da caminhada e presidiu a santa missa na Matriz das Dores. Segundo Dom Lucena, a peregrinação é importante para chamar a atenção de todos os fiéis e das pessoas em geral para a vivência do Ano Jubilar da Esperança. “São 2025 anos do nascimento do Senhor Jesus Cristo; e que nós possamos celebrar durante todo este ano, ainda mais agora, na Quaresma, quando somos chamados a buscar a vivência da penitência, da reconciliação, da confissão. Todos esses momentos nos motivam à caminhada de esperança, a buscar a santidade, que é o fim de todos os fiéis”, salientou o prelado.
Texto e fotos: Lucas Arruda (@arrudalucas_)
IGREJAS JUBILARES NA DIOCESE DE NAZARÉ
As peregrinações regionais têm se destacado como momentos especiais para a vivência do Ano Santo, proporcionando aos fiéis a oportunidade de experimentar as bênçãos do Jubileu sem a necessidade de viajar até Roma. Essa caminhada de fé reforça a identidade do povo cristão como peregrino neste mundo, chamado a ser sinal de Cristo em meio às adversidades da vida.
Guiados pela cruz de Cristo, os fiéis reafirmaram seu compromisso de ser “alegres na esperança, fortes nas tribulações, perseverantes na oração” (Rm 12,12), certos de que “a esperança não engana” (Rm 5,5). As peregrinações jubilares nas regiões pastorais demonstram a força e a unidade da Igreja Diocesana, iluminando os caminhos daqueles que buscam em Cristo a verdadeira Esperança.
A Diocese de Nazaré conta com oito igrejas jubilares para celebrar este Ano Santo. Confira a lista completa:
– Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata (Região Pastoral Nazaré);
– Igreja de Nossa Senhora do Ó, em Goiana (Igreja Jubilar de Ponta de Pedras);
– Igreja Matriz de São José, em Carpina (Região Pastoral Carpina);
– Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Goiana (Região Pastoral de Goiana);
– Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, em Limoeiro (Região Pastoral Limoeiro);
– Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Orobó (Região Pastoral Orobó);
– Igreja Matriz de São José, em Surubim (Região Pastoral Surubim);
– Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Timbaúba (Região Pastoral Timbaúba).
A programação completa do Jubileu Ordinário de 2025 na Diocese de Nazaré pode ser acessada aqui.